Chaleira Preta realiza evento em dose tripla neste sábado

As porteiras do Centro de Tradições Gaúcha (CTG) Chaleira Preta, em Linha Bem Feita, se abrem na noite deste sábado, 20, para comemorar os 31 anos de fundação, completos no dia 11. Além de festejar as três décadas, serão realizadas as trocas de patronagem e prendado (fase interna).

Cátia Carvalho

À frente da entidade estará a patroa Cátia Carvalho, eleita para os próximos dois anos. Atualmente vice-patroa, ela receberá a bandeira das mãos de Oli Franco que esteve patrão por quatro gestões.

Com a eleição de Cátia, esta será a segunda vez que uma mulher é eleita para assumir o comando do CTG, nestes 31 anos. A primeira foi Kelen Dewes, gestão 2018/19, atualmente, Conselheira do MTG.


Jantar

Um jantar, bem gaúcho, será servido a partir das 20h30min, no galpão do CTG, ao preço de R$40, com reservas antecipadas. Mas desta feita, a pista de danças também receberá prendas e peões para matar a saudade de um bom fandango, incluso no valor. Agora, se o vivente quer ir apenas para o baile, R$15, será o valor.


Oli Franco

O patrão, Oli Franco que se despede, esteve à frente da entidade por quatro gestões, intercaladas, somando seis anos na condução do CTG Chaleira Preta. O dirigente destaca o sentimento de dever cumprido e, ainda, mais feliz pelos netos, Théo Franco Ruppenthal e Lara Franco Ruppenthal, estar seguindo os passos na tradição gaúcha.

Conquistas

Na primeira gestão à frente da entidade, Franco iniciou, em sistema de mutirão com os associados, as reformas do galpão, atualmente efetivadas. Na atual patronagem, ele integra o Conselho de Vaqueanos.

O ex-patrão também guarda entre os regalos, desta caminhada, a homenagem de patrono dos festejos farroupilhas 2018, de Venâncio Aires, a comenda (título) de Cavaleiro Aspirante da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav), pelas cavalgadas realizadas, e a Comenda João-de-Barro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em 2019, indicado pela 24ª RT. Na Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), exerceu o cargo de tesoureiro, no mandato de Dalmo Mayer. “Gratidão por tudo e por todos que me acompanharam”, expressa, o ex-patrão.

“Me orgulho muito de ter conduzido a bandeira do CTG Chaleira Preta, de Sul a Norte do Rio Grande do Sul, por vários anos de Chama Crioula, além de ter liderado conquistas de estruturas físicas para a entidade. E, mais ainda, por ter o neto Théo na invernada Pré-Mirim e no prendado da Região [Piazito – 24ª RT], e a Neta Lara no prendado do CTG, como Prendinha Dente de Leite.”

Oli franco – ex patrão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido