Chaleira Preta recebe Rodeio Artístico da 24ª Região Tradicionalista

Teve início neste sábado, 6, e continua amanhã (domingo, 7 de agosto), o 32º Rodeio Artístico realizado pela 24ª Região Tradicionalista (24ª RT),em parceria com o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta e apoio da Administração Municipal de Venâncio Aires.

Segundo os organizadores, cerca de 500 artistas, da Região e também de outros municípios devem passar pelos palcos da entidade, em Linha Bem Feita, neste fim de semana.

O piazito, Henrique Moresco Franz, do CTG Bento Gonçalves, acompanhado da mãe, Maria Moresco, foi um dos que estava se preparando, antes mesmo da abertura, pois seria o primeiro a se apresentar na modalidade Declamação masculina – pré-mirim. Recebido pela patroa Cátia Carvalho, que a todos acolhia, disse que estava tranquilo.

Henrique também é o Piazito Farroupilha, do CTG Bento Gonçalves, de Lajeado

Pontualmente, às 14h, ocorreu a abertura oficial, com a presença do prefeito Jarbas da Rosa, o presidente da Câmara de Vereadores, Benildo Soares, coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa Mayer, patroa do CTG Chaleira Preta, Cátia Carvalho, diretora artística da 24ª RT, Ângela Hammes e a capataz artística da entidade, Liria Meurer.

Entre a comissão avaliadora, credenciada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a poeta e escritora Jurema Chaves, com diversos livros de poesias publicados.

Individuais

Felipe, os pais Vanessa e Claudemir, que o acompanham no meio tradicionalista desde os cinco anos (foto: Beatriz Colombelli)

Entre os participantes das modalidades individuais, neste sábado, esteve Felipe Marin de Sá, 16 anos, do CTG Pioneiros do Laço, de Esmeralda (8ª RT). Acompanhado dos pais, Vanessa Marin de Sá e Claudemir Machado de Sá, o jovem participou da modalidade Gaita de Botão mais de oito baixos, categoria juvenil.

Felipe integra, também, o Grupo Acordes Gaúchos, de Sananduva

Felipe destaca que começou a tocar gaita com cinco anos e defende todas as modalidade de gaitas, “Menos a de boca”, declara. Ele também participava da Invernada Artística, porém ao ingressar no Grupo Acordes Gaúchos, de Sananduva, optou por seguir o caminho musical e continuar representando a entidade com as modalidades de gaita.

Yasmin e Pollyana

Yasmin Schwab (esquerda) e Pollyana Moreira Leites representam o GAN Anita Garibaldi, de Encantado, juntamente, com demais participantes em diversas modalidades (Foto: Beatriz Colombelli)

As amigas, Yasmin Schwab e Pollyana Moreira Leites, vieram de Encantado (24ª RT), acompanhada de seus familiares, representando o Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi. Elas participaram da modalidade Intérprete Solista Vocal, categoria juvenil. Yasmin, ainda, participou na modalidade Declamação (juvenil).

Invernadas

O domingo reúne os grupos de danças tradicionais e danças gaúchas de salão. Segundo a patroa, Cátia Carvalho, 25 invernadas estarão no tablado, representando suas entidades, municípios e Regiões Tradicionalistas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido