O Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta, que nasceu a partir de um Piquete, fundado por três jovens, completou no dia 11 de novembro, 32 anos. Para comemorar a data, a patronagem liderada por Cátia Carvalho e vice, Adriano Franco, recebeu associados e amigos no galpão da entidade, em Linha Bem Feita, no sábado 12, quando foi realizado jantar e fandango.
Na noite, além do jantar preparado pelos ‘Baguais Chefes’, com cardápio especial, teve apresentações da Invernada Artística Adulta, o momento do ‘Parabéns à entidade e bolo’, bem como, homenagens ao pessoal da cozinha, copa e churrasqueira, denominado ‘Pessoal do Rancho’.
Homenagem
Todos os anos a patronagem escolhe pessoas da entidade para agradecer. E, neste ano, quem recebeu “reverência e reconhecimento foi o pessoal do “Rancho”, ou dos ‘bastidores’, de acordo com a patroa, Cátia Carvalho.
“Nossa reverência e agradecimento a todo o pessoal dos bastidores. Bastidores, esse, que eu [Cátia – patroa), e o Adriano [Adriano Franco – vice-patrão} fazemos parte. E o fazemos com o maior orgulho. Agradecemos do fundo do coração a todos que estão sempre presentes ajudando nossa instituição. E que, assim como nós, a maioria, quer que o nosso CTG cresça e se torne uma referência”, destacou, a patroa.
Em seu pronunciando, Cátia Carvalho, ressaltou a gratidão a todos – de forma individual – e, também, salientou que como toda família existem os desentendimentos, porém o importante são os pedidos de desculpas e reconhecimento dos erros. “Mas quando se trata do nosso CTG, tudo isso fica pra trás”, acrescentou.
Histórico
- O Centro de Tradições Gaúchas Chaleira Preta foi fundado em 11 de novembro de 1990. Teve como primeiro patrão Édio José Carvalho, cargo atualmente ocupado por Cátia Carvalho que exerce a função de Patroa da entidade.
- O CTG está localizado em Linha Bem Feita, 1225, no interior de Venâncio Aires, e pertence à 24ª Região Tradicionalista. A entidade é de categoria plena, pois possui os departamentos artístico, cultural e campeiro.
- Como entidade plena, as atividades realizadas pelo CTG Chaleira Preta são direcionadas ao desenvolvimento cultural e artístico dos sócios e da cultura gaúcha, além da realização de trabalhos voltados a não sócios do CTG, promovendo momentos de cultura em escolas e instituições públicas e privadas, contribuindo para a construção de cidadãos responsáveis e voltados à realização do voluntariado.
- O CTG Chaleira Preta, ainda, exerce múltiplas atividades. Entre estas estão Rodeios Campeiros, Rodeios Artísticos, palestras com temas voltados ao tradicionalismo, Rodas de Conversas promovidas pelo departamento cultural, envolvendo temas variados em épocas específicas. Como por exemplo, no mês de outubro, ‘Outubro Rosa’; entrevistas com integrantes em função de suas caminhadas tradicionalista em Concursos internos e em âmbito estadual.
- Na gestão 2018/19, com objetivo inicial de angariar recursos e novos sócios para a entidade, chegou-se a realização do projeto intitulado ‘Bagual Chefe’. O concurso culinário realizado entre os sócios da entidade e com o objetivo de integração e competição saudável entre os participantes. Desde a sua criação foi um grande sucesso, com recordes de público nos dias dos jantares. Os jantares ocorreram sempre nas sextas-feiras, à noite, num total de 15 jantares no ano de 2019, com calendário e cardápio previamente informados.
- Atualmente o Bagual Chefe deixou de ser um concurso culinário para ser eternizado como os jantares realizados por cozinheiros (não profissionais) do CTG, ou além das suas porteiras. Os jantares continuam acontecendo nas sextas-feiras, normalmente uma por mês. Hoje cada cozinheiro prepara o jantar para um grupo de amigos, sejam eles da entidade ou comunidade.
- A entidade desenvolve atividades fixas e outras tantas. Destacando-se a Brinquedoteca, composta por brinquedos da tradição gaúcha e livros infantis com sede física dentro do galpão do CTG
- Costelão do Chaleira Preta, onde além do desfile, é realizado sempre no dia 20 de setembro comemorando o dia do gaúcho; a Missa Crioula com batizado realizada também no dia 20 de setembro na sede
- Comemoração do Dia da Criança onde o galpão se abre para receber as crianças da comunidade que buscam o local para brincar
- Festa Campeira que acontece no mês de fevereiro com várias competições campeiras
- Rodeio Artístico que acontece no mês de abril, com competições nas várias modalidades artísticas; os ensaios das invernadas artísticas que ocorrem semanalmente na sede e, também, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)
- Festival dos Assados que ocorre sempre no mês de março. Inclusive com um espaço especial ‘Galpão dos Assados Marcelo Leoblein’. Homenagem ‘in memoriam’ ao idealizador do festival. Espaço inaugurado no dia 6 de março de 2022
- Rodas de Conversa promovidas pelo Departamento Cultural, onde grandes nomes da cultura gaúcha trazem conhecimento e significados
- Sarau da Poesia Gaúcha, realizado no mês de maio
- Participação da entidade em Gincanas virtuais ou presenciais promovida pela 24ª Região Tradicionalista ou pelo CTG, como integração aos nossos associados; os treinos das Lidas Campeiras, realizados sempre uma vez ao mês nos domingos com a finalidade de proporcionar treino de tiro de laço aos nossos associados
- Pizzaria do Dia dos Namorados, com recorde de público
- Participação no Sarau da Prenda Jovem, realizado pela 1ª Prenda Juvenil da 24ª Região Tradicionalista (gestão anualmente), onde todos os anos a entidade tem representantes, bem como o Sarau da Prenda Mirim, realizado pela entidade.
- No ano de 2018, a entidade conquistou o 1º Lugar na Lista de Destaque Tradicionalista da 24ª Região Tradicionalista, e, em 2019 ficamos na Lista Destaque Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho, com pontuação máxima. (Histórico/fonte: CTG Chaleira Preta – setembro/2022)