
Para Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo que, neste domingo, 12, reuniu as palavras do seu lema ao sediar o Primeiro Circuito de Rodeios Artísticos da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT). Desafio aceito pelo instrutor Vinicius Martins da Silva, no dia 24 de fevereiro. Projeto apresentado pela coordenadora artística da região Luce Carmen Mayer e acolhido, inicialmente, por quatro entidades da Região. Regulamento elaborado e aprovado, o evento começou a tomar forma e se concretizou com sucesso absoluto, tendo a participação de 23 invernadas da Região. Organizadores radiantes, invernadas com garra na pista, jovens crianças e adultos, cantaram e encantaram, além de, demonstrar o aprendizado, todos apresentaram coreogrias bem elaboradas, para a comissão avaliadora, antes porém, àqueles que lhes aplaudiam – amigos e familiares.
Certamente, um domingo que entra para a história artístico/cultural da 24ª RT, bem como das entidades que prestigiaram esta primeira edição. Independente de resultados, a marca de cada um será sempre lembrada. Pois foram os pioneiros.
Das invernadas infantis dos CTGs Chaleira Preta, de Venâncio Aires e Tropilha Farrapa de Lajeado, fica a meiguice da criança e a demonstração de coragem. Emoção para os pais e familiares, exemplo para os adultos de como se aprende brincando, ao mesmo tempo em que o sorriso e o abraço são simples e ternos.
Das Invernadas Mirins dos CTGs Chaleira Preta e Erva-Mate; DTG Piazito da Tradição, invernadas de Venâncio Aires; Tropilha Farrapa de Lajeado e DTG Herança Maragata de Boqueirão do Leão – permanecerá a alegria e a vontade de dançar. Ao mesmo tempo que estes jovens precisam do exemplo de seus companheiros de jornada e o carinho dos PAItrocinios.
História, tradição e muita determinação, são páginas que vão permanecer na história deste circuito. Por outro lado, o compromisso de manter linhas de atuação bem alicerçadas, por parte de seus orientadores – é que vão renovar e reforçar o gosto pela dança e à tradição gaucha; E neste, contexto, é que marcaram a sua passagem, com as danças tradicionais e belíssimas coreografias as Invernadas Juvenis dos CTGs Erva-Mate e Chaleira Preta; DTG Piazito da Tradição e CPF Terra de Um Povo, todos de Venâncio Aires, bem como os jovens do DTG Herança Maragata de Boqueirão do Leão e CTG Tropilha Farrapa de Lajeado.
No sarandeio das prendas e sapateados dos peões, as Invernadas Adultas, sempre com foco definido, chegaram a este Circuito para agregar valor aos demais grupos artísticos da Região. Sendo, estes, espelho para as categorias de base, exemplo de persistência, amizade e integração – elementos que se somaram às demais qualidades e que tornaram o evento um trampolim para grandes desafios regionais.
“Uma geração vai, outra geração vem,porém a terra para sempre permanece. E nasce o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar donde nasceu. O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo seus CIRCUITOS.” (Eclesiástes)
Não foi por acaso que recolhi esta mensagem, na pré-estreia de pilchas da Invernada Juvenil do Terra de Um Povo. Ela resume o que se pode dizer às Invernadas Xirús dos CTGs Erva-Mate e Chaleira Preta de Venâncio Aires; Tropilha Farrpa de Lajeado e Tropeiros da Amizade de Roca Sales. Valores que as novas gerações vão seguindo os rastros, e em cada ‘pegada’, deixada na areia ou no barro, não importa, eles sabem que estarão seguros – pois pais e amigos “São para sempre.”
Campeões do Primeiro Circuito – Danças Tradicionais
Categoria Infantil
– Melhor Entrada: CTG Chaleira Preta (Venãncio Aires); CTG Tropilha Farrapa (Lajeado)
– Primeiro Lugar: CTG Chaleira Prega, Venâncio Aires
– Segundo Lugar: CTG Tropilha Farrapa, Lajeado
Categoria Mirim
– Melhor Entrada: CTG Chaleira Preta
– Primeiro lugar: CTG Chaleira Preta, Venãncio Aires
– Segundo lugar: CTG Erva-Mate, Venâncio Aires
– Terceiro lugar: DTG Piazito da Tradição, Venâncio Aires
– Quarto lugar: CTG Tropilha Farrapa, Lajeado
– Quinto lugar: DTG Herança Maragata, Boqueirão do Leão
Categoria Juvenil
– Melhor Entrada: CTG Erva-Mate, Venãncio Aires
– Primeiro lugar: CTG Erva-Mate
– Segundo lugar:CTG Chaleira Preta
– Terceiro lugar: DTG Piazito da Tradição
– Quarto lugar: CPF Terra de Um Povo, Venâncio Aires
– Quinto lugar: (empate) CTG Tropilha Farrapa, lajeado; DTG Herança Maragata, Boqueirão do Leão
Categoria Adulta
– Melhor Entrada: CTG Chaleira Preta
– Primeiro lugar: CTG Chaleira Preta
– Segundo lugar: CTG Pagos de São Rafael, Cruzeiro do Sul
– Terceiro lugar: CTG Raízes do Sul, Lajeado
– Quarto lugar: CTG Tropeiros da Amizade, Roca Sales
Categoria Xirú
– Melhor Entrada: Erva-Mate
– Primeiro lugar: CTG Erva-Mate
– Segundo lugar: CTG Chaleira Preta
– Terceiro lugar: CTG Tropilha Farrpa
– Quarto lugar: CTG Tropeiros da Amizade
Um domingo, que começou com as crianças na pista, dando um show à parte. Gerações se entrelaçaram ao longo do dia e lá permaneceram acompanhando e se envolvendo com as atividades em prol da Tradição Gaúcha.Todos estão de parabéns.
Foto: Luce Carmen Meyer/Divulgação / Folha do Mate





