Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateLuís Fernando é o atual patrão do Terra de Um Povo
Luís Fernando Justin da Silva é o atual patrão do Terra de Um Povo

Tudo começou em 1998, na Cabana do Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, quando um grupo de tradicionalistas se reuniu para cultivar as danças tradicionais e divulgar o Movimento Tradicionalista Gaúcho nas escolas. Apresentações de shows, também estava entre os objetivos, o que não chegou a ocorrer, pois os integrantes focaram a participação em rodeios artísticos. Com o nome de Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Terra de Um Povo, este grupo teve como primeiro instrutor Nilo Maris Soares.

Primeiros passosO grupo resolveu criar uma entidade amparada legalmente para dar continuidade ao ideal. Então surge o Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo, que constitui a primeira patronagem, sendo eleito o sócio fundador José Arlei Severo da Silva, como patrão. Conforme a história, diversas pessoas se envolveram na organização de documentação para a oficializar a entidade. No entanto, coube a Jurandir Piegas Araújo, José Arlei Severo e ao Escritório Gauer, a responsabilidade pela montagem do Estatuto Social. O marco de fundação se dá no dia 9 de janeiro de 1999, no salão de festas da Brigada Militar. Participaram deste encontro, pais e colaboradores que são considerados sócios fundadores.

Como sociedade civil, a entidade foi registrada em março de 1999. No mesmo ano filiou-se ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) sob número 1917, passando a integrar a 24ª Região Tradicionalista (24ª RT).

Para os ensaios, os mais diversos lugares foram buscados, inclusive no pátio do Colégio Oliveira. Dois anos depois, a invernada passa à orientação do instrutor Márcio de Carli. Na época iniciaram-se, também, as invernadas mirim e juvenil, orientadas por André Franco Ribeiro, ainda no Colégio Oliveira. Realização de eventos, participação na comunidade e na Região, conquistas e desafios, marcaram os primeiros passos da entidade, que tem como lema ‘Comprometido com a cultura gaúcha, com alegria, paz e dança, e na pata do cavalo.”

Atualmente o Terra de Um Povo, tem cerca de 150 associados. Localizado no Salão de Eventos, no Parque Municipal do Chimarrão, em comodato com a Administração Municipal tem à frente da patronagem, Luís Fernando Justin da Silva e vice Joelsi Ferreira.

Departamento campeiro

Em 25 de setembro de 2000 foi criada a Invernada Campeira. Formada, inicialmente, por pais de dançarinos, o grupo começou a se reunir no galpão de Flávio dos Anjos (Tio Flavinho), em Linha Bela Vista, onde permaneceu até 2007, quando passou para a atual sede no Parque do Chimarrão. à frente do departamento estão Jander Deitos Rosa e Celso da Rosa. Encontro todas às quintas-feiras, com jantar entre os integrantes é uma das características do grupo, desde a criação do departamento. O que se mantém até hoje. Cavalgadas de integração, da Lua Cheia, Colheita da Marcela, busca da Chama Crioula, são algumas das atividades do grupo. Segundo, o patrão Luís Fernando, todas as atividades se mantêm, exceto o quadro de laçadores, que está em contenção de despesas, no momento. No entanto, a tradicional festa campeira, para o próximo ano, será realizada na pista de laço Machry, em parceria com o Piquete.

Departamento artistico

Atualmente, a entidade está com quatro invernadas artísticas. Segundo Vinícius Martins dos Santos, o Flint, que junto com a namorada Fernando Cassariego (foto), são instrutores e orientadores das invernadas, para o próximo ano as metas são a participação do grupo juvenil, no Juvenart e a para a invernada adulta, será a Inter-regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart).

 – Pré-Mirim: 16 integrantes

Ensaios: quintas-feiras das 18h30min às 19h30minInstrutores: Gabriel Ferreira, Marina Mayer, Cesar Dutra, Valéria Lima e Emilly Bittencourt, com revisão de Vinicius Martins dos Santos (Flint) e coordenação de Fernanda Kloh

– Juvenil: 32 integrantesEnsaio: terças das 19h às 22h e quintas das 19h30min às 22hInstrutores: Flint e Fernanda Cassariego, com coordenação-geral de Rômulo Schwaickhadt. Coordenadora Jenifer Ferreira e Emerson Felten

– Adulta: 20 integrantesEnsaios: sábados das 18h às 21hInstrutores: Flint e Fernanda CassariegoCoordenação: Rômulo Schwaickhardt

– Xirú: 12 integrantesEnsaios: domingos das 19h às 21hInstrutores: Flint e Fernanda Cassariego, e Rômulo Schwaichkart. Coordenação: Jenifer Ferreira e Emerson Felten- Musical responsável: Emerson Bittencourt e Lucas Malheiros

Desde 2002, o departamento realiza concursos internos, ou indica, Prendas e Peões, que têm alcançado títulos na Região. Atualmente, o departamento é coordenado por Mariele Ferreira.

Na 24ª RT, quatro prendas adultas já conquistaram os primeiros títulos; Peão, Guri, Piá e Piazito Farroupilha, foram os pioneiros de Venâncio Aires, na Região.Sarau de Prendas Jovens, por três vezes consecutivas, por conta de conquistas com Prendas Juvenis, realizou-se em Venâncio Aires. Destaque também para prendas mirins. Em âmbito estadual, estes representantes levaram o nome do município.

No mês de maio, do próximo ano, a entidade será representado no estado, pela 1ª Prenda Regional, Débora Reiher, Ainda, em abril, Vinicius Alves Ferreira participará do Entrevero de Peões, em âmbito estadual. (foto)

No mês de junho do próximo ano, a entidade será sede da Ciranda de Prendas e o Entrevero de Peões, da 24ª RT, por conta de sua representante.

Meu abraço vai para a patronagem do Piquete Cavaleiros da Estrada, através do patrão Clécio dos Santos. A entidade foi indicada para o próximo ”Direto do Galpão’.