Roto: Beatriz Colombelli / Folha do MatePatrão André Kroth, esposa Marilei B¨hm Kroth e Yolanda Maria Agnes dão às boas-vindas aos visitantes
Patrão André Kroth, esposa Marilei Bohm Kroth e a coordenadora cultural, Yolanda Maria Agnes dão às boas-vindas, juntamente com a equipe de patronagem do CTG Erva-Mate, aos visitantes do 49º Rodeio Crioulo Estadual

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, que comemora hoje seus 48 anos de história, junto à comunidade venâncio-airense, região e estado, ultrapassa sua história em termos de rodeios crioulos.

Rodeio Crioulo EstadualDesde ontem, até domingo, 15, a entidade está em festa, com realização da 49ª edição do Rodeio Crioulo Estadual, integrando as programações da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim 30 Anos).Na pista de rodeios, do Parque Municipal do Chimarrão, o patrão do CTG Erva-Mate, André Kroth, e sua equipe, recebem laçadores de todas as querências e acredita no sucesso do evento. A competição que contempla diversas modalidades de laço, tem inovações nesta edição, como por exemplo, a isenção de taxa de inscrição para a participação de Piás e Prendinhas, na respectiva modalidade.

No dia do aniversárioOs 48 anos, da entidade tradicionalista, comemorados no dia de hoje, como não poderia faltar, terá a disputa da ‘Taça Erva-Mate 48 anos’. A disputa começa e termina no dia de hoje, conforme a divulgação, para em em quatro duplas ou menos. Ainda, por conta de parceria da entidade com o Núcleo de Cavalos Crioulos da Região, ocorre a competição que se inicia, a partir das 9h, e será classificatória para a final, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Sábado e domingoPara o fim de semana, mais motivos para os tradicionalistas e visitantes prestigiarem as competições. A partir das 8h, no sábado começam as modalidades laço patrão, capataz, rapaz, veterano e vaqueano, equipes, pai e filho, guri e duplas do rodeio. Além destas, às 13h30min, se inicia o Laço Municipal. No domingo, a partir das 7h30min, todos são convidados a aplaudir os ‘Redartários, a final do Laço Duplas do Rodeio e Laço Equipes. Também a graça das gaúchas estará em evidência por meio do Laço Prenda. Também, as novas gerações não ficam para trás. Laço Piá, Vaca Parada Piazinho, Piazito, Prendinha e Bonequinha, são garantia de sucesso. O Patrão André Kroth destaca que as modalidades de laço Piá e Prenda até 12 anos, estão isentos da taxa de inscrição, novidade para a região.

 Meu abraço vai para

Aos que plantaram a semente e deram vida ao CTG Erva-Mate, àqueles que continuam a semear e cultivar a nossa Tradição Gaúcha, na entidade e na Capital Nacional do Chimarrão. Hoje, através do patrão André Kroth, Marcos Serrana, Yolanda Maria Agnes, Marciane Bergmann, um abraço especial a todos que se dedicaram e se dedicam à causa tradicionalista, nestes (49 anos de rodeio crioulo) e 48 anos de existência junto ao Movimento Tradicionalista Gaúcho.