Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateNa condição de 1ª Prenda da entidade ela apresentará a invernada, na Inter-regional
Na condição de 1ª Prenda da entidade ela apresentará a invernada, na Inter-regional

Embora sua trajetoria seja recente, a 1ª Prenda do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta, Larissa Tirelli de Araújo, 17 anos, que começou há três anos na entidade, já assumiu compromissos com a cultura do Rio Grande do Sul. Vencedora da Ciranda Cultural de Prendas, fase interna, no dia 18 de julho, ela neste fim de semana, realiza mais um sonho.  Larissa, além de participar da classificatória do Enart, com seu grupo, será a responsável pela apresentação da invernada quando o grupo entrar em  pista, no Poliesportivo,  neste sábado, 26, no ginásio Poliesportivo, por  ocasião da Inter-regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart).  Função que será exercida por todas as primeiras prendas das 39 entidades que participam da seletiva, nas Forças A e B. ESCOLHAEstudante do 3ª ano do ensino médio Politécnico, na escola Monte das Tabocas, e secretária na Emei Arco Iris, a filha de Carine Andréia Tirelli de Araújo e Cristian Freitas de Araújo conta que não se considera tradicionalista de raíz.“Neste ano tudo foi novo para mim. Primeiro, tive que fazer uma grande escolha em minha vida, que foi decidir entre a invernada adulta e a juvenil. Pois bem, um dia todos vão ter que pular uma fase de suas vidas e essa fase da minha havia chegado.”  Ou seja, participar do concurso de prendas, na     categoria adulta e integrar a invernada na mesma categora.  Ela conta que foi triste sim, deixar a categoria juvenil e que até hoje se emociona, mas afirma que com esta decisão irá  realizar um grande sonho que é dançar a Inter- regional. Larissa reforça o convite a todos para apoiar a entidade. PALAVRA DE PRENDA“Não sou uma menina que traz o tradicionalismo de raiz. Simplesmente, a entidade que hoje tenho orgulho de dizer  que é minha família, começou a ensaiar, durante a semana, em frente a minha casa, no bairro Bela Vista, onde o som das músicas me buscou, ao mesmo tempo, pela curiosidade de conhecer um pouco mais. Lembro como se fosse hoje do primeiro dia que coloquei uma sapatilha e um vestido de prenda.  Para mim, tudo aquilo era novo, mas com o passar do tempo virou rotina, onde hoje toda a minha família está envolvida no tradicionalismo. Apresentar o meu grupo na Inter-regional do Enart, em Venâncio Aires, é um orgulho. Pois os integrantes da invernada adulta, hoje são os meus irmãos. ”Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar. Tu amas, sofres e sentes. Dança!”

Larissa Tirelli de Araújo

1ª Prenda – CTG Chaleira Preta

 Na noite que recebeu a faixa, Larissa estreou a pilcha da inter, com a invernadaNa noite que recebeu a faixa, Larissa estreou a pilcha que o grupo adulto usará na Inter-regional. Na foto, auxilia a amiga Laura Fengler para o espetáculo.