O blog retorna com o mesmo entusiasmo, desde a última postagem, no mês de abril. Neste período, acompanhamos as ações realizadas pelas coordenadorias, a fim de minimizar algumas das dificuldades enfrentadas, neste momento de pandemia. Momento atípico para todos nós. No entanto, com fé e esperança acreditamos que tudo vai passar. Marcas vão ficar, sem dúvida. São registros de uma história que não gostaríamos de escrever. Mas também permanecerá tudo de bom que realizarmos, mesmo aquelas ações no anonimato. Reinventar-se e empatia são as palavras do momento. E se estamos aqui, gratidão, não pode faltar.
Neste contexto, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e suas Coordenadorias também entraram neste processo de reinvenção. Abraços e a roda de mate ficaram para depois, mas as ações e o legado estão presentes, por meio da tecnologia, sem deixar de lado o compromisso com suas raízes.
Nosso convidado
Para iniciar um novo ciclo, junto à Cultura Gaúcha, hoje o nosso convidado é o Coordenador da 12ª Região Tradicionalista (12ª RT), desde 2017, Fabiano Vencatto, 43 anos. A sua região abrange as cidades de Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.
Vencatto que se dedica ao tradicionalismo há três décadas, nasceu no dia 29 de maio, em Porto Alegre. Casado com Carine Carraro, a guria que conheceu no meio tradicionalista. Hoje, seguindo os passos dos pais, a filha Açucena Carraro Vencatto, 1ª Prenda Pré-Mirim, da 12ª RT.
“Neste momento diferenciado que estamos passando, nós como Coordenadoria estamos trabalhando para ajudar as pessoas que necessitam auxílio e prevenção a saúde. Realizamos ações como troca de máscaras por alimentos, distribuição de cestas básicas, distribuição de marmitas e arrecadação de roupas, visando estimular as entidades que também realizem este tipo de ações” destaca.
O coordenador Vencatto lembra que como tradicionalistas temos o dever de auxiliar o Estado na solução de seus problemas fundamentais, item I, da Carta de Princípio. Documento magno do MTG, escrito por Glaucus Saraiva, em 1961.
Formado em Administrador de empresas, com MBA gestão de Pessoas e Lideranças Coach, pela Unilasalle, Fabiano Vencatto divide o tempo entre a profissão, família e compromissos com o tradicionalismo, legado que carrega de seus ancestrais. Do bisavô, Manoel Garcez da Silva Filho, relembra com orgulho o patrocínio do primeiro disco do cantor Formiguinha, com participação de Gildo de Freitas, sendo homenageado com a música: Estância do Garcez.
Seu Armando Paulinho Vencatto, o avô, foi sócio do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Província de São Pedro da cidade de Tapes (16ª RT), onde fundaram o Piquete Garcez uma entidade familiar não filiada ao MTG.
Trajetória tradicionalista
Vencatto iniciou a trajetória em 1988, participando em eventos tradicionalistas, e no ano de 1992 entrou para o CCN Nova Raça de Canoas. Em 1994, também na cidade de Canoas, começa a participar do Grupo de Artes Gaúchas (GAG) Piazitos do Sul.
- 1998 – Diretor Departamento Jovem da 12ª RT
- 1992 a 1999 – participou do grupos de danças
- Peão Farroupilha GAG Piazitos do Sul, Canoas (gestão 98/99)
- Peão Farroupilha da 12ª RT (gestão 99/00)
- 2001/02 – Diretor Departamento Artístico da 12ª RT
- 2003 – Diretor Cultural do CTG Tropeiros da Amizade, Sapucaia do Sul
- 2004/06 – Patrão do Centro de Pesquisa da Cultura Gaúcha (CPCG) Gerciliano Alves de Oliveira, Canoas
- 2013/15 – Diretor Cultural GAG Piazitos do Sul, Canoas
- 2015 – Diretor Cultural da 12ª RT
Autorias
Vencatto é autor da proposição que retira a obrigatoriedade da Declamação para as categorias: Peão e Guri Farroupilha, tornando-a livre escolha, no Entrevero Estadual de Peões (fases: Regionais e Estaduais), aprovada em julho de 2014, na 79ª Convenção Tradicionalista na cidade de Caxias do Sul. Também é de sua autoria o tema dos festejos farroupilhas/2015 – ‘O Campeirismo Gaúcho e a sua Importância Social e Cultural’, aprovado em janeiro de 2015, no 63º Congresso Tradicionalista Gaúcho, na cidade de Uruguaiana.
Experiências em avaliações
- Cirandas Culturais de Prendas e Entreveros Culturais de Peões
- 2000 – 31ª Ciranda Cultural de Prendas, fase regional – Campo Bom – 30ª RT
- 2001 – 32ª Ciranda Cultural de Prendas, fase regional – Montenegro – 15ª RT
- 2002 – 33ª Ciranda Cultural de Prendas, fase regional – Pelotas – 26ª RT
- 2002 – 14º Entrevero Cultural de Peões, fase estadual – São Sebastião do Caí – 15ª RT
- 2003 – 33ª Ciranda Cultural de Prendas, fase estadual – Arvorezinha – 14ª RT
- 2014 – 44ª Ciranda Cultural de Prendas, fase regional – Montenegro – 15ª RT
- 2015 – 45ª Ciranda Cultural de Prendas, fase regional – Estância Velha – 30ª RT
- 2016 – 46ª Ciranda Cultural de Prendas, fase regional – Porto Alegre – 1ª RT
Fabiano Vencatto é Membro do Conselho de Ética do MTG 2019/20 e Membro Aspirante da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav/RS)
Homenagens recebidas
- Destaque Tradicionalista da 12ª RT – 2015
- Comenda João Palma da Silva – 2019
- Medalha Pinto Bandeira – 2019
“Acreditamos que após este processo o Movimento Tradicionalista Gaúcho, sairá mais forte e consciente de sua importância para a sociedade em geral”.
Fabiano Vencatto- Coordenador da 12ª RT 2017/18/19/20