Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateHomenageado da 24ª RT, Luiz dos Santos, (cavalrianos) Matheus Zanatta, Alexandre Becker; coordenador Dalmo Mayer; presidente do MTG Nairioli Callegaro, (cavalarianos) Davi Musskopff, José Otávio Henz e Paulo Feil, no Parque da Harmonia, onde ocorreu o acampamento, festividades e solenidade de homenagens a tradicionalistas e autoridades
Seis gaúchos da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT) assinaram seus nomes nos anais do cinquentenário do Movimento Tradicionalista Gaúcho, de uma maneira muito especial. Eles foram os únicos cavalarianos, dentre as 30 RTS, a realizar a trajetória de a cavalo, partindo de suas querências até a Capital dos Gaúchos.
Liderados pelo capataz de cavalgadas da 24ª RT, Davi Musskopff, Alexandre Scherer e José Otávio Henz, do CTG Caminhos da Serra; Paulo Feil e Matheus Zanatta, representando o CTG Travessia Crioula de Travesseiro; e o motorista Aldair Höfle, na equipe de apoio, percorreram 40 quilômetros por dia, desde Marques de Souza até Porto Alegre, totalizando cerca de 180 quilômetros no lombo do cavalo.
Eles participaram, juntamente, com as demais RTs das comemorações alusivas aos 50 Anos do Movimento Gaúcho, na última sexta-feira e sábado. Em frente ao Colégio Júlio de Castilhos, onde um grupo de estudantes criou o Piquete de Tradições Gaúchas, em 1947, os cavalarianos uniram-se em um ato cívico. Nada mais nada menos, com a presença do líder da época, Paixão Côrtes, hoje do alto de seus 89 anos, lá estava a dizer “Salve” a cada gaúcho que se despedia da cerimônia.
Ainda, no “35 CTG’, primeira entidade tradicionalista criada em 1948, que inspirou as cerca de entidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul, outros estados e países, os representantes da Região se fizeram presente.
Um marco na história da Região e em seus curriculos tradiconalistas. O grupo receberá do MTG um diploma específico que com a quilometragem percorrida, o que lhes permite inserir na Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav).
Foto: Beatriz Colombelli/Folha do Mate