O vento primaveril sibilizava em Linha Cerro dos Bois, na quarta-feira, 14 de setembro. Um friozinho que aos poucos dava lugar ao calor humano dentro e fora do galpão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lenço Branco. No local, a acolhida da professora e vice-patroa da entidade, Leni da Silva Treib Bohn, enquanto o patrão Cristiano Silveira se ocupava das lides.
Uma história que se repete há 24 anos na Semana Farroupilha, quando a entidade recebe alunos e professores das escolas vizinhas para um dia cultural e de integração. Cristiano, com orgulho enfatiza que se depender dele, o encontro se manterá. Pois, desde 1995, enquanto estudante da Escola Cristino Goulart da Silva, de Cerro dos Bois, que se fez presente no evento, ele participava das atividades. Hoje, a filha Manoela Letícia, 4 anos, estudante da escola João Pádua da Rosa, de Ponte Queimada, e a esposa Marceli lhe acompanham na entidade e lá estavam para perpetuar a história.
Da escola municipal Dom Pedro I, da localidade, a professora e diretora do educandário, Cássia Roberta da Silva, participa das atividades desde que começou na escola, há dez anos. Ao lado do presidente da ATVA, Waldemar de Moraes, e integrante do CTG Lenço Branco, ela fez questão de registrar mais esta participação, com seus 23 alunos. Também participou a escola Rosina Schwanberg de Linha Rincão de Souza.
Quem também já tem história de participação é a professora Cirlei Muhl, da escola Nossa Senhora de Fátima de Linha Campo Grande. Ela completou a maioridade nas participações. Há 21 anos acompanha seus alunos no Dia da Integração.
Na mesa farta, a merenda comunitária, é uma das características da Integração. Por todos os lados do galpão, o material que seria usado para as oficinas, promovidas por Prendas, Peão e Guri da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), aguçava a curiosidade dos alunos. Mas não tardou muito para que todos participassem das atividades e interagissem com o prendado. Por outro lado, os pequenos também reservavam muitas surpresas artísticas e culturais para apresentar aos participantes do evento, na parte da tarde.
Antes, porém, todos degustaram um gostoso carreteiro, bem à moda gaúcha, preparado pela patronagem do CTG Lenço Branco.
Das oficinas que contemplaram o projeto ‘MTG e a comunidade escolar’; Declamação; Lendas; Brinquedos e brincadeiras, realizadas pelo prendado da 24ª RT? Esta colunista da Cultura Gaúcha da Folha do Mate, que acompanhou tudo de perto, conta no próximo post especial. Não deixe de conferir no site www.folhadomate.com