No dia 6, a Folha do Mate completou 43 anos. Neste ano, a bandeira da empresa jornalística está hasteada no segmento da cultura. Destas quatro décadas, há duas, um espaço foi criado, pelo diretor de Conteúdo, Sergio Klafke, para divulgar a cultura gaúcha, nas mais diversas formas de manifestações que a envolve. Na divulgação destes feitos e fatos, estaremos completando 12 anos, no dia 5 de dezembro.
Nesta caminhada, a Folha do Mate, de uma coluna, possibilitou uma página às sextas-feiras e um blog, com o objetivo de valorizar cada vez mais a tradição gaúcha, local, regional e estadual. O espaço no impresso e online,se somam às notícias do dia a dia.
Com o objetivo de apresentar, neste ano da Cultura, as entidades tradicionalistas de Venâncio Aires, a ‘Cultura Gaúcha’, a partir desta sexta-feira, 17, começará uma série intitulada ‘Direto do galpão’ que vai apresentar um pouco das ações e projetos das 12 entidades venâncio-airenses. O critério para a primeira divulgação se deu por sorteio e cada entrevistado, sorteará a próxima entidade a ser divulgada.
SEDE EM CONSTRUçãO
Em uma área de 3,5 hectares, em comodato com a Prefeitura de Venâncio Aires, o CTG Chaleira Preta tem sua pista de laço, em Linha Bem Feita. No local, a patronagem desde 2013, com auxílio dos associados e voluntários, está erguendo o galpão, com 660 metros quadrados. “O telhado está colocado”, se pronuncia, Oli Franco. Sem previsão para o término da obra, o patrão espera concluí-la dentro de mais um ano. Ele destaca que não há orçamento pré-determinado, pois todo o investimento provém de recursos próprios, a partir de festas campeiras, ações entre amigos, brechós, galinhadas, doações de associados, vendas de trufas, alguns patrocínios, e auxílio de material por parte da Administração Municipal, de acordo com as leis estabelecidas.
‘Depois da escola, lugar de criança é no CTG’Projeto criado no início deste ano. Direciona-se a crianças de 3 a 9 anos e teve uma “aceitação fantástica”, declara Eagro. As atividades se desenvolvem às segundas e quintas-feiras, a partir das 19h, no Parque do Chimarrão. Parte lúdica, expressão corporal, música, artes, brincadeiras típicas, poesia, e oficinas integram a campanha.
‘Vem dançar com a gente’
Destinado a crianças de 2 a 4 anos, o projeto criado em 24 de setembro, originou a invernada Dente de Leite. Conforme o coordenador artístico, nas últimas semanas cerca de 30 crianças, acompanhadas de seus pais já tomaram conhecimento da atividade que ocorre às quintas-feiras, a partir das 19h, no Parque do Chimarrão.
‘Clube de mães do CTG Chaleira Preta’ Este projeto tem por objetivo envolver as mães enquanto esperam seus filhos, pois todas as crianças sempre são acompanhadas de pais, mães, avós tias. Todo o artesanato ali confeccionado será utilizado para arrecadar recursos à manutenção das atividades na entidade. Pois, desta forma, a patronagem, também acredita que estará fazendo sua parte, colaborando com a comunidade.
‘Vem aí, Danças gaúchas para adolescentes’Ainda no intuito de manter os jovens ocupados em atividades no nosso entender “mais interessantes”, destaca Eagro, a entidade está promovendo um curso de danças para adolescentes. O mesmo será em forma de oficinas regulares e totalmente gratuito, que se destina aos jovens entre 13 e 17 anos.
Oficina de DeclamaçãoA cargo de Eagro Müller, que atua nesta modalidade individual, ao lado do filho, a oficina reiniciou na terça-feira, dia 6, às 19h. Interessados podem entrar em contato, para agendar sua participação
‘Mãos construtoras’
Além dos objetivos específicos, o projeto ‘mãos construtoras’ tem sua identificação por meio de um cartão destinado aos associados e colaborados. Através dele, o colaborador terá benefícios nas atividades realizadas pela entidade, e também estará participando das campanhas de arrecadação de fundos para a construção do CTG Chaleira Preta. Informações sobre a adesão está disponível com a patronagem.
Objetivos:- Estimular a participação de todos os associados e da comunidade na construção da sede do CTG, que se alia a um desejo dos sócios-fundadores. – Arrecadar recursos financeiros para a construção do galpão, junto a pessoas que acreditam ser possível melhorar o lugar em que se vive, através da cultura, mesmo não participando das atividades, tampouco ser sócio de uma entidade tradicionalista.- Valorizar os associados, fazendo com sejam parte fundamental no processo de construção do CTG, seja fisicamente através de sua sede, mas principalmente, que sejam fundamentais no fortalecimento da entidade como núcleo cultural, formador de liderança e multiplicador das tradições gaúchas
Oficina de DeclamaçãoA cargo de Eagro Müller, que atua nesta modalidade individual, ao lado do filho, a oficina reiniciou na terça-feira, dia 6, às 19h. Interessados podem entrar em contato, para agendar sua participação
O CTG trabalha na formação e prevenção” Oli Franco – patrão
CAMPANHA “SUA NOTA CARIMBADA, NOSSA SEDE CONSTRUíDA”
A Campanha “SUA NOTA CARIMBADA, NOSSA SEDE CONSTRUíDA” faz parte do projeto “MãOS CONSTRUTORAS DO CTG CHALEIRA PRETA”. Através dela, a entidade pretende estabelecer convênios com estabelecimentos comerciais de diversos segmentos do município para arrecadar fundos para a construção da Sede da Entidade.
Benefícios para a empresa – Divulgação da marca entre os participantes do projeto: a Entidade irá disponibilizar uma lista para todos os interessados com as empresas que participam da campanha; – Divulgação da marca nos eventos promovidos pela Entidade: todas as empresas participantes poderão utilizar os eventos do CTG Chaleira Preta para divulgar sua empresa através da colocação de cartões de visitas sobre as mesas;- Possibilidade de fidelidade dos participantes do projeto à empresa;- Identificação da participação no projeto através de um adesivo de vitrineProcedimentos- Estabelecimento determina uma porcentagem para repassar à campanha em cada compra;- Cliente ao efetuar a compra, informa que deseja repassar o valor à campanha;- Vendedor carimba o cupom fiscal com a identificação da campanha e passa ao cliente; – Cliente repassa o cupom para a Entidade que através de um responsável pré-determinado irá retirar ao final de cada mês a porcentagem definida.
Observações Os estabelecimentos participantes reservam-se ao direito de cancelar sua participação na campanha a qualquer momento. A Entidade compromete-se a utilizar o valor arrecado apenas para a construção de sua sede própria, sendo que fica à disposição de realizar prestação de contas quando solicitada às empresas participantes da campanha.
MEU ABRAçO VAI PARA
Ao patrão Mano Santiago, do Piquete Sinuelo de Tropa, próxima entidade que irá contar um pouco de sua recente história. Aproveitamos para estender nosso abraço à patronagem do CTG Lenço Branco, que foi sorteada pelo Mano, para ‘Direto do Galpão’ contar aqui, no dia 31, a sua trajetória. Por isso, convidamos o patrão Waldemar Moraes para tomar um mate na próxima semana, aqui na Folha.