Depois de cinco meses de intenso trabalho para angariar recursos, a fim de minimizar os custos para suas famílias, a Invernada Artística Juvenil do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate apresenta, neste domingo, 10, parte deste resultado, no Parque Municipal do Chimarrão. O evento serve também para agradecer às parcerias e apoio da comunidade e entidades às ações desenvolvidas.
Grupo realiza pré-estreia com apresentação da nova indumentária
A PROGRAMAÇÃO deste ‘dia festivo’, começa às 11h, no Palco Super Lenz, com apresentação das invernadas pré-mirim e mirim, do CTG Erva-Mate. A partir das 11h30min será servido almoço típico gaúcho, para o qual a patronagem está convidando a comunidade. “é chegada a hora de ver um pouco do resultado de tanta dedicação”, destaca o vice-patrão e coordenador artístico da entidade, Marcos Cézar Roessler (Marcos Serrana). Guardada a ‘sete chaves’, a nova coreografia de entrada do grupo juvenil será apresentada, logo após o almoço, quando os 26 jovens, entre 14 e 18 anos, entram em pista usando a nova indumentária, para também demonstrar ao público as habilidades nas danças tradicionais.
Indumentária e Coreografia
Com o apoio do patrão André Kroth, vice-patrão e coordenador artístico Marcos Serrana, comissão de pais, e coordenadores da Invernada Marciane Bergmann e Celso da Cunha, o grupo realizou atividades e ações desde fevereiro, com o objetivo de renovar a indumentária, criar nova coreografia, além de participar de rodeios em âmbito regional e estadual. Mas todo o empenho por parte dos jovens, também, tem um foco: participar do XIV JuvEnart, em Santa Maria, entre os dias 5 e 7 de agosto. Evento que a invernada já tem passaporte garantido desde o ano passado quando obteve classificação para esta etapa.
JuvEnart
Com a participação garantida, a partir da classificação em 2015, entre os 45 grupos [28ª posição], a Invernada Artística Juvenil do CTG Erva-Mate, participará com mais 60 grupos do Rio Grande do Sul, na finalíssima em Santa Maria, que ocorrerá de 5 a 7 de agosto. Considerado o Enart das invernadas juvenis, o JuvEnart, com a temática, nesta edição, “Não à violência” é promovido pelo CTG Sentinela da Querência, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Prefeitura e Universidade Federal de Santa Maria e faz parte do calendário oficial de eventos do RS, proposta apresentada na Assembleia Legislativa, pelo deputado Jorge Pozzobom (PSDB), em 2014.
Os custos envolvidos [para invernada juvenil] giram em torno de R$ 37 mil, com a confecção de pilchas, alimentação, transporte, musical, coreógrafo, instrutores e outras despesas para manter os jovens nesta trajetória”
Marcos Cézar Roessler – vice-patrão e coordenador artístico do CTG Erva-Mate
CLASSIFICATóRIA EM BLOCOS
Invernada Juvenil do DTG Piazito da Tradição participará no dia 17, da classificatória à final
Grupo Juvenil do CPF Terra de Um Povo estará em pista, no sábado, 16, à tarde
Por conta do elevado número de inscritos, os organizadores do JuvEnart regulamentaram as competições por meio de classificatória. Quem estará nesta disputa, no sábado, 16, à tarde, será a invernada Juvenil do Centro de Pesquisas Folclóricas CPF Terra de Um Povo, de Venâncio Aires (bloco 3). No domingo, 17, (bloco 5), na parte da manhã, será a vez do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Piazito da Tradição e após o CTG Tropilha Farrapa de Lajeado, também vai dividir a pista de dança com os 12 concorrentes deste bloco. Nesta eliminatória somam-se, oficialmente, 58 concorrentes que pleiteiam as 15 vagas para juntar-se aos 45 grupos já classificados na edição do ano passado.
MEU ABRAçO VAI PARAJovens das invernadas juvenis do Erva-Mate, Piazito, Terra de Um Povo e Tropilha Farrapa, que vão à luta para realizar seus sonhos. Esforço conjunto, na pista de dança, mas antes disto, nas ações desenvolvidas diante dos altos custos para trilhar pelos Caminhos da Tradição Gaúcha.