Por Nairo Callegaro – presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG)
Não há nada superior à verdadePassados dois anos e meio na direção do MTG, sendo os últimos seis meses como presidente, acompanhei as dificuldades enormes que tivemos que vencer – dificuldades de ordem estrutural, administrativa e principalmente financeira, todas elas superadas com trabalho, planejamento, seriedade e comprometimento com a instituição. Sofremos inúmeros ataques, muitas vezes personalizados, ataques à credibilidade da entidade e das pessoas.
Felizmente, estamos no caminho certo e as vitórias na Justiça mostram que nossa estrutura organizacional funciona e respalda nossas ações. Trago esta questão porque no dia 29 de junho de 2016, mais de dois anos depois da realização da FECARS – Festa Campeira do Rio Grande do Sul, no município de Viamão, veio à luz da verdade o arquivamento do processo de investigação do Ministério Público quanto a acusações feitas ao presidente da época, o Sr. Manoelito Savaris. Com ele, todos nós da diretoria nos sentimos acusados, mas, como diz o ditado, a verdade tarda mas não falha.
A Fecars foi realizada com extrema dificuldade, principalmente de ordem estrutural e financeira, com recursos escassos e faltantes. Coube à Diretoria cumprir e pagar, como foi feito, todos os compromissos que ficaram pendentes. é uma tristeza quando uma instituição e pessoas que a dirigem são expostas a interesses estranhos, obscuros, que permeiam a falta de comprometimento com a verdade e a ética.
O MTG está em uma outra dimensão, em uma outra grandeza, tem a capacidade de superar estes momentos, absorver através da capacidade de seus dirigentes todas as “crises” impostas à nossa entidade. Vencemos mais uma, como tantas outras, e muitas virão e todas venceremos, porque sempre caminhamos com a legalidade, honestidade, transparência e, acima de tudo, com a verdade.Nossa instituição está em pleno crescimento. Há pessoas capazes e comprometidas com a construção de uma sociedade justa e formadora de pessoas de caráter que exercem o verdadeiro papel de cidadãos. Tenho minhas convicções, objetivos, análises a respeito de nosso movimento.
Vivemos um momento extremamente importante, de profunda reflexão, mas de uma grande afirmação como instituição – corroborada pelas vitórias no Judiciário. O fortalecimento passa também por estas ações, além do trabalho já consolidado ao longo destes cinquenta anos do MTG, do reconhecimento por setores relevantes da sociedade, por órgãos governamentais.Vamos continuar lutando e acreditando, e, acima de tudo, continuaremos juntos, unidos e cada vez mais certificados da importância do nosso movimento. Temos o desafio de continuar fazendo cada vez melhor nossas ações, prevalecendo a transparência, a honestidade e, acima de tudo, a verdade.
(fonte: Sandra Veroneze – assessoria de imprensa do MTG)