Enart: ensaio final para inter-regional

Na última quarta-feira, 17, à noite, um grupo de participantes da primeira inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que será realizada neste fim de semana, 20 e 21 de agosto, em Erechim, acertou os últimos ajustes nas Danças de Salão.

De acordo com os instrutores de Danças de Salão, Andreas Finke e Ana Cristina Finke, quatro casais, dos cinco orientados por eles – representantes da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT) – tiveram o último ensaio no Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Tropilha Farrapa, de Lajeado.

Entre os concorrentes, na modalidade, estão Nicolas Endrigo da Rosa Aquino e Isadora Catarina Moraes, do Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição de Venâncio Aires.

Isadora e Nicolas representam o Essência da Tradição, de Venâncio Aires, e buscam classificação à final do Enart (Foto: arquivo pessoal)

Com apoio da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, a primeira seletiva é organizada pela 19ª Região Tradicionalista (19ª RT), e promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Mais duas etapas vão ocorrer, sendo uma no mês de setembro e a última em outubro. O Enart será realizado entre os dias 18 e 20 de novembro, em Santa Cruz do Sul.

Danças de Salão

Segundo Andreas, sete pares da Região estarão concorrendo com mais 21 casais, na modalidade que passou a integrar o concurso, no Enart, em 2007.

“Nós como instrutores, ficamos muito felizes que esta modalidade teve seu crescimento. E pela ênfase que se dá, sempre tentamos nos atualizar da melhor forma possível, para proporcionar o correto aos nossos alunos”, destaca Andreas.

O instrutor acrescenta que, atualmente, a dança gaúcha de salão é considerado o maior concurso individual do Enart e a 24ª Região também tem o atual terceiro colocado, na modalidade, do maior festival artístico – o Enart, com Felipe Caliari e Taissa de Freitas Bomm, do CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado.

“A gente fica muito feliz por esta ênfase na modalidade. Pois em 2012, tivemos campeões do Enart com a Analu e o Guilherme, e no ano de 2010 tivemos a Cristine e o Bruno, aí de Venâncio , como vice-campeões, já tivemos também em outros anos, segundos e terceiros lugares, no Enart. A nossa Região tem, também, o atual campeão do FestXirú, com o casal Ana Paula e o Jéferson. Nossa Região está muito bem representada na modalidade”, conta Andreas Finke.

Ana Paula Delazari e Jéferson Diesel são atuais campeões do FestXirú (Foto: Beatriz Colombelli

Participantes na modalidade

  • Marcelo Patrick Dutra e Valentina Bazanella; Romulo Bergmann Klepker – CTG Giuseppe Garibaldi (Encantado)
  • Luis Fernando Bruxel e Mônica Wermeier – GAN Anita Garibaldi (Encantado)
  • Luis Eduardo Alvez da Silva e Tábata Andressa Finke; Pedro Henrique Rosseti e Geovanna Geroleti Dammenberg – CTG Tropilha Farrapa (Lajeado)
  • Nicolas Endrigo da Rosa Aquino e Isadora Catarina Moraes (Venâncio Aires)
  • Rafael Amadeu Rezner e Patricia Cristina Rambo – CTG Bento Gonçalves (Lajeado)
Marcelo e Valentina estão entre os cinco casais instruidos por Andreas e Ana Finke que rumam a Erechim (Foto: arquivo pessoal)
Concorrentes no tablado, amigos de trajetória, Luiz, Patricia, Rafael e Mônica seguem a Erechim, também em busca de vagas para a grande final do Enart (Foto: Beatriz Colombelli)

Regiões

Integram a primeira inter-regional as Regiões: 7ª, 8ª 11ª, 17ª, 19ª, 24ª, 25ª, 27ª, 28ª e 29ª . Segundo o MTG, são esperados cerca mil participantes nas diversas modalidades propostas.

Nossa Região estará, em diversas modalidades, representada pelas entidades: CTG Erva-Mate (Modalidade Chula com Lucas Keller); CTG Chaleira Preta (com Kelen Dewes, na modalidade Causo) e GF Essência da Tradição, com diversas (as três entidades de Venâncio Aires); CTG Tropilha Farrapa e CTG Bento Gonçalves (Lajeado); GAN Anita Garibaldi e CTG Giuseppe Garibaldi (Encantado), únicas entidades que participam, também, com as Invernadas Artísiticas, na Força A; CTG Raça Gaudéria (Estrela); CTG Paixão Côrtes (Nova Bréscia); CTG Querência do Arroio do Meio (Arroio do Meio); e CTG Sentinelas do Pago(Marau), nesta etapa.

Colunista: Como começou a história de vocês com as Danças Gaúchas de Salão

Ana Cristina Finke integrou a primeira equipe de avaliadores na modalidade, em 2007 (Foto; divulgação)

Andreas: Iniciamos os estudos em 2006. E no ano de 2007, a modalidade passou a fazer parte do Enart. A Ana fez parte da primeira equipe de avaliadores, em 2007, e eu fiz parte dos estudos e fiquei na retaguarda. Pois na época, já durante os estudos – no CTG Marca Grande, em Porto Alegre, o MTG não se aceitava casal[na avaliação]. Acabei me afastando e a Ana ficou para ter uma mulher na equipe.

Depois de três anos, que a Ana fez parte da equipe começamos a dar aulas. E hoje a gente tem casais de alunos em todo o Estado e fora dele.

Ana Cristina e Andreas seguem a Erechim, nesta sexta, para acompanhar seus alunos e amigos e também a filha Tábata que, ao lado de Luiz Eduardo Alvez da Silva, concorre na Dança de Salão (Foto: arquivo pessoal)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido