Das atividades intensas durante um ano, aos minutos contados no tablado, dias 20 e 21, à frente das comissões avaliadoras, foram desafiadores para mais de mil artistas amadores, durante a 3ª Inter-regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart). Classificatória que se realizou no Parque do Imigrante, em Lajeado, sediada pela 24ª Região Tradicionalista (24ª RT).
O evento promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), coordenador pela Fundação Cultural Gaúcha (FCG), teve o apoio da Administração Municipal de Lajeado, e fechou com chave de ouro as três classificatórias. Entretanto, nem todos conseguiram carimbar os passaportes à final.
Entre as dez RTs, que por lá passaram, os sonhos se tornaram realidade para alguns participantes, mesmo que na repescagem, e para outros, um novo recomeço. Entrentanto, o que se viu nos seis palcos, como todos os anos acontece são verdadeiros espetáculos, quer seja pelas coreografias, danças ou interpretações nas diversas modalidades.
Com muito empenho, todos fazem bonito e buscam uma das vagas à grande final, que tem data marcada: 16, 17 e 18 de novembro, em Santa Cruz do Sul. No entanto, a ‘bendita’ pontuação existe e a matemática não falha.
O que também não falhou foi a organização da 24ª RT, coordenada por Luce Carmen da Rosa Mayer. Elogios era o que se ouvia à equipe que voluntária de trabalho, em todos os quesitos. Estivemos por lá e pudemos conferir de perto.
Como em todos os eventos, detalhes de bastidores que passam despercebidos sempre ocorrem, os ajustes de última hora para o sucesso do evento se fazem necessário, porém a equipe de voluntários foi destaque em todos os momentos.
Para conhecer todos os participantes, basta acessar os links: