O tempo passou, mas o envolvimento com o tradicionalismo e com as danças tradicionais acompanharam Maiara dos Santos, 16 anos e Marina Mayer, 19. Cada uma com sua trajetória nos departamentos artístico e cultural, porém em comum? O amor pelas raízes da tradição gaúcha que se iniciou na infância.
Integrantes da Invernada Artística do Departamento de Tradição Gaúcha (DTG) Piazito da Tradição elas vão pisar no palco do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), pela primeira vez – alguns também pela primeira vez, segundo o patrão Bruno Cassariego. O maior festival artístico amador da América latina ocorrerá enre os dias 15 e 17 de novembro, em Santa Cruz do Sul.
Os desafios?
Muitos. Ensaios a partir das 22h e fins de semana, promoções para angariar recursos e ‘paitrocínios’ para muitos, fazem parte desta viagem em que todos os participantes do grupo embarcaram rumo ao Enart.
Certa feita escrevi uma matéria no jornal Folha do Mate com o título ‘Quanto cu$ta este sonho?’. Matéria que me proporcionou, inclusive, um troféu de jornalismo, em concurso promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), coordenado pela ex-assessora e jornalista Sandra Veroneze. Hoje reforço o questionamento.
ValoR$ de um sonho
Entretanto, desta vez o valor já foi divulgado, pelo menos pelo Piazito da Tradição: R$ 20 mil para participar do Enart. Valor que eles buscam com muita luta e contam com o apoio da comunidade. Metade está garantida, e o restante? O dia se aproxima, mas eles acreditam que é possível chegar lá. Assim como as duas jovens.
Marina Mayer
Hoje, estudante do terceiro semestre de Fisioterapia na Univates, Marina começou a dançar aos 4 anos. Em relação à expectativa para o Enart, a jovem diz que se sente feliz em estar representando Venâncio Aires na realização de mais um sonho. Marina que já representou o município em Ciranda Estadual de Prendas, retorna à entidade de origem e participa do Enart, pela primeira vez, integrando o elenco artístico. No tablado, ela divide as danças com o patrão Bruno Cassariego e os peões Hezequiel Simon e Mateus Cassariego.
Maiara dos Santos
Aos 16 anos, a jovem Maiara começou sua trajetória no tradicionalismo, aos 7 anos, na Invernada Mirim do Piazito. Ela que é estudante do 1º Ano do Ensino Médio, na Escola Monte das Tabocas, não esconde a emoção, porém destaca que o grupo está “superfocado e bem encaminhado”.
Representante oficial
Independentemente de ser estreante ou já na segunda participação, os dez casais e a patronagem querem mesmo é fazer bonito na finalíssima e bem representar a entidade, o município de Venâncio Aires e a 24ª Região Tradicionalista. Afinal, o grupo será o representante oficial, em Danças Tradicionais – Força B – da Capital do Chimarrão, nesta 34ª edição do Enart.
Está chegando a hora…
Faltam dez dias. Mas as horas estão correndo depressa nestes últimos dias. Os ensaios se intensificam e a busca por apoio também. O que eles sabem certo é que no bloco 3, com mais oito grupos estarão em Santa Cruz. O grupo entra no palco, sábado, dia 16 de novembro, na parte da tarde. Ao todo na Força B serão 40 grupos, na semifinal, dos quais 20 passam para o domingo, na grande final.