Setembro chegou com uma tarde especial promovida pela gestão de Prendas e Peões 2018/19, e o Departamento Jovem da 24ª Região tradicionalista (24ª RT). Na sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropilha Farrapa, em Lajeado, a tarde deste sábado, 1º, foi para evidenciar, por meio do Tchêncontro Regional da Juventude Gaúcha, os ‘Meios de comunicação no Rio Grande do Sul’, a importância dos veículos na divulgação do tradicionalismo e a história de pessoas que se dedicam a notíciar os feitos e fatos da cultura do Rio Grande do Sul.
O diretor do Departamento Jovem Central do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Marco Antônio Saldanha Júnior, abordou a temática ‘Os meios de comunicação: ontem, hoje e amanhã’. De forma didática, e interagindo com a plateia, o jovem falou sobre as diversas eras da comunicação, os tipos de comunicação, o início da tecnologia e sua importância para o meio tradicionalista, mas ao mesmo tempo fez questionamentos sobre o uso coerente por parte da juventude e os compartilhamentos nas redes sociais. Também alertou sobre o discernimento sobre o que é verdade e a onda de fake news. Relembrou, o ícone do tradicionalismo, Paixão Côrtes, que nos deixou no dia 27 de agosto. Dele, destacou Marco Saldanha “90º do que temos no meio da cultura gaúcha, são obras e exemplos deixados por ele, que passaram pelos mais diversos meios de comunicação.”
Marco Saldanha reforçou a suas considerações e pensamento enviadas a este blog, http://www.folhadomate.com/blog/cultura-gaucha/2018/diretor-do-departamento-jovem-palestra-no-tchencontro-regional-da-juventude-gaucha.
Entidades apresentaram pesquisas e homenagens – O segundo momento do Tchêncontro foi destinado a entidades tradicionalistas da 24ª RT. que a partir de pesquisas, escolheram meios de comunicação para homenagear. Por meio de encenação, roda de conversa, música, poesia e histórico dos divulgadores nos mais diversos veículos. Jornais, blogs, rádio e a contribuição de Teixeirinha, passaram pela criatividade dos integrantes de cinco entidades tradicionalistas, de Venâncio Aires e do Vale do Taquari.
Trabalhos – Além de desafiar os grupos à oralidade, criatividade e pesquisas, os trabalhos levaram os jovens à conscientização da importância da comunicação, e também como base familiar, unindo as diversas gerações durante as atividades.
Avaliação – Após as apresentações dos trabalhos, a comissão avaliadora composta pelo palestrante, Marco Saldanha, o 3º Peão do RS 2018/19, José Valddir da Silva Correa Junior e o Conselheiro do MTG, da 24ª RT, Flávio Antônio Rodrigues, anunciaram a classificação, que ficou assim constituida:
1º lugar: CTG Erva-Mate e GF Essência da Tradição: Jornal Folha do Mate – 15 anos da Coluna Gaúcha (Beatriz Colombelli)
2º lugar: GAN Anita Garibaldi – A importância do rádio – radialista Marco Nunes
3º lugar: CTG Tropilha Farrapa – Blog Cantinho Gaúcho – Caroline Bouvie
4º lugar: CTG Chaleira Preta – A vida de Teixeirinha
5º lugar: CTG Querência do Arroio do Meio – Jornal O informativo do Vale
A partir de agora – as entidades se unem, juntamente com a coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen Mayer, o coordenador Cultural Jeferson Valente e a gestão de Prendas e Peões da Região e das entidades, para levar o primeiro classificado ao Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha, que ocorrerá no dia 13 de outubro, em Canoas durante o Tchêncontro Estadual.
Nota da colunista: parabéns, a todos que estiveram entrelaçados, nesta tarde. Trabalhos de fundamento, com criatividade e emoção, se somaram para jovens e crianças – acompanhados de seus pais – amigos e familiares, em um momento impar, para o crescimento da tradição gaúcha. Da nossa parte, em especial, um agradecimento ao CTG Erva-Mate e Essência da Tradição, pelo reconhecimento ao espaço que lhes é proporcionado, nas páginas da Folha do Mate. Ao amigo Libório Wilges, pela letra da música, voz e violão, e Matheus Moraes, com arranjo musical, representante do CTG Lenço Branco; às prendinhas Izadora Moraes (Essência da Tradição) e Bethina Ruppenthal (Erva-Mate), voz, que deram a sua contribuição toda especial à música. A todos os integrantes que se uniram em torno do objetivo, e as prendas que nos representaram, as crianças que participaram lindamente, e seus pais, pelo apoio; à patronagem do Erva-Mate, nossa eterna gratidão.