Provas escrita foram realizadas na USC, em Caí
Provas escrita foram realizadas na USC
Gabriel Ferreira, presidente do MTG, Nairioli Callegaro, coordenador da 24ª RT, Dalmo Mayer
Gabriel Ferreira, presidente do MTG, Nairioli Callegaro, coordenador da 24ª RT, Dalmo Mayer

 

Nesta sexta-feira, 7, às 9 horas, começaram as provas do 29º Entrevero Cultural de Peões, em São Sebastião do Caí, cidade sede do atual Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul, Diego de Andrade.

O venâncio-airense Gabriel Ferreira, Guri Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista 24ª RT), Dalmo Mayer, a prenda que lhe acompanha nas provas artísticas, Marina Mayer, o pai Joelsi e o Mano Arthur. Ainda, à noite, a mãe do jovem Mariele Ferreira e a coordenadora artística-cultural da 24ª RT, Luce Carmen Mayer seguiram para acompanhar o candidato.

Realizadas no campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS), as provas tiveram duração de duas horas e valem 20 pontos, sendo questões de Geografia, História do Rio Grande do Sul e do Brasil, para (Peões e Guris), Tradição e Tradicionalismo.

Desde às 13h30min, nesta tarde, no Parque Centenário estão ocorrendo as provas artísticas para as três categorias.

A partir das 21h, será realizada a sessão solene de abertura, que segundo divulgado pela prefeitura de Caí, uma das atrações especiais será o cantor Luís Arthur Seidel, 12 anos, gaúcho de Santa Maria que foi um dos semifinalistas do programa The Voice Kids, vencido pelo também gaúcho Thomás Machado. Seidel se apresentará logo após a abertura oficial do entrevero, que terá ainda animação do grupo Gaudérios do Vale.

Neste sábado, 8, último dia do Entrevero, as atividades se iniciam às 8h30min com as provas campeiras na cancha de rodeios da UCS Vale do Caí. à noite, ocorre o fandango oficial com a divulgação dos resultados.

  Fotos: Luce Carmen Mayer/Divulgação

 

DAS DIRETRIZES DO MTG

Art. 18 – A Prova Artística será assim operacionalizada:I – Para as categorias Guri e Peão:a) Dança de salão tradicional gaúchab) Dança tradicional gaúchac) Declamar ou tocar, ou cantar, ou trovar (temas tradicionais gaúchos)

II – Para a categoria Piá:a) Dança de salão tradicional gaúchab) Dança tradicional gaúchac) Declamar, ou tocar ou cantar (tema gaúcho)

§ 1º – é vedado o apoio vocal, mesmo parcial, quando o candidato cantar ou declamar,podendo ter somente apoio instrumental.§ 2º – O candidato, que optar por tocar, poderá fazê-lo com um dos seguintes instrumentos:gaitas, violão, flauta doce e violino/rabeca, sendo que os mesmos são de responsabilidade docandidato.

§ 3º – O candidato deverá entregar uma cópia da poesia escolhida e, se optar por cantar, umacópia da letra da música a ser apresentada (tema gaúcho) à Comissão Avaliadora.§ 4º – No quesito “trova”, a comissão avaliadora sorteará o tema na hora da apresentação docandidato.

§ 5º – Os candidatos, ao executarem a dança de salão, deverão escolher uma dentre osseguintes ritmos: valsa, chote (pode ser dançado na forma “afigurado” ou “chote de duas damas”),rancheira, vaneira, milonga rio-grandese e bugio.

§ 6º – A dança tradicional gaúcha deverá ser apresentada com as coreografias constantes dostextos e obras recomendadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.

§ 7º – Ao dançar, o candidato poderá optar pelos acompanhamentos abaixo relacionados, osquais serão de sua responsabilidade:

a) 1 gaiteiro – que poderá se fazer acompanhar de um violão e mais uma voz (até 3 pessoas)podendo os três cantarem. O não cumprimento deste item acarretará nota zero na dança.b) CD produzido pelo MTG (para danças tradicionais);c) CD em ritmo autêntico gaúcho (para danças de salão).§ 8º – O candidato que optar por cantar poderá estar acompanhado de: gaita, violão e outroinstrumento reconhecido pelo MTG (até três pessoas). O não cumprimento deste item acarretaránota zero no canto.Art. 19 – Na avaliação da COMUNICAçãO ORAL pretende-se verificar a capacidade docandidato de se expressar com naturalidade e fluência empregando linguajar correto e sem gíriasou tiques, respeitadas as características regionais.

§ 1º – Nesta prova os candidatos da categoria piá farão a apresentação de um BRINQUEDO oude uma BRINCADEIRA folclórica (livremente escolhida entre aquelas constantes na bibliografiaindicada). Para as categorias guri e peão, os temas serão sorteados.

§ 2º – O tempo da apresentação da prova oral e artística, na categoria piá, será de até 22 (vintee dois) minutos.

§ 3º – O tempo da apresentação, nas categorias guri e peão, será de até 25 (vinte e cinco)minutos, para expor ao microfone, um tema de interesse e conhecimento do tradicionalismo gaúchoe a realização da prova artística.§ 4º – O tempo será marcado a partir do momento em que o candidato, depois de chamado,tiver autorizado a sua apresentação (mesmo que o candidato não use de imediato o microfone, otempo estará sendo contado).

§ 5º – No caso do concorrente ultrapassar o tempo estabelecido, perderá 0,05 (cincocentésimos) por minuto inteiro, que exceder ao tempo, descontados da nota final.

Art. 20 – A PROVA CAMPEIRA será subdividida em 3 (três) partes para as três categorias.§ 1º – Para PEãO e GURI:

a) A primeira parte constará de uma prova, a ser sorteada pela comissão avaliadora dentre as4 (quatro) modalidades abaixo relacionadas:- fazer churrasco;- charquear;- cevar o mate;- emalar capa ou poncho.b) A segunda parte consta de 6 (seis) modalidades, abaixo relacionadas, das quais o candidatoescolherá duas, uma de cada bloco, para apresentar à Comissão Avaliadora:Provas de a pé:- trançar;- tosquiar;- tosar.Provas a cavalo:- laçar;- apartar;- prova de rédeas, sem tempo definido, mas impedido fazê-la “a passo”.c) Na terceira parte o candidato deverá encilhar (nos moldes tradicionais e respeitando ascaracterísticas regionais), montar e cavalgar num trajeto determinado pela comissão avaliadora,demonstrando as várias andaduras do cavalo: passo ou tranco, trote ou marcha e galope.

§ 2º – Para PIá:a) A primeira parte constará de uma prova obrigatória a todos os candidatos. A prova inclui oato de cevar o mate (preparar o chimarrão) e de uma breve explanação a respeito da história dochimarrão, avios de mate e convívio social na roda de chimarrão.b) A segunda parte, também prova obrigatória para todos, é o ato de “encilhar o cavalo”, naqual o concorrente deverá encilhar um cavalete, simbolizando o cavalo, além de identificar e citaras peças da encilha.c) A terceira consta de 2 (duas) modalidades abaixo relacionadas, das quais o candidatoescolherá uma para apresentar à comissão avaliadora:- trançar (nesta modalidade deverá levar os tentos preparados)- laçar vaca parada§ 3º – Para realizar a prova de Encilha, o candidato disporá de até 12 (doze) minutos, perdendo5 centésimos (0,05) de pontos por minuto inteiro que ultrapassar esse tempo.