Enquanto o chimarrão acolheu o visitante no Chimarródromo do Parque Municipal do Chimarrão, na Fenachim 30 Anos, durante nove dias, na pista de rodeios, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate registrava mais uma histórica edição do Rodeio Crioulo Estadual, durante quatro dias nas provas de laço. O evento campeiro que integrou as programações da festa com Sabor de Rio Grande, começou na quinta-feira, 12, e teve seu encerramento neste domingo, às 18h10min, dentro do horário previsto pela organização.
A edição 49, escreveu mais um capitulo na história da entidade, dentro das expectativas de público, organização e cumprimento das leis, em relação à saúde dos animais. Quem afirma é o patrão do CTG Erva-Mate, André Kroth, que já passou por quatro edições de rodeios,juntamente com a Fenachim. O sucesso foi destacado por conta da participação de laçadores, animais com documentação em dia, equipes de trabalho, em sintonia antes e durante o evento,, apoio da comissão da festa e presença constante das soberanas. Outra novidade e contribui para a sastisfação dos organizadores foi a parceria com o Núcleo Regional de Cavalos Crioulos (ABCCC) realizada na sexta-feira, 13, a qual computou 442 armadas. Uma soma de fatores que se somaram para as repetidas vezes “cem por cento”, ditas por André Kroth.
Em relação à pista de laço, reformada praticamente em ¨cem por cento”, para a Fenachim 30 Anos, Kroth destaca que ela está apta a receber a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars). Um sonho que ja é alimentado por tradicionalistas venâncio-airenses.
Visitantes do CTG Os Vaqueanos, de Restinga Seca (13ª Região Tradicionalista), participaram das provas, em Venâncio Aires, pela primeira vez. Guilherme Zinn, Magno Mostardeiro e Patrick Rosa, participaram das modalidades de laço Equipes e Duplas. Elogios, do acampamento à organização, foram unâmimes e deixar registrado.
Laço Seleção; Laço Trios; Taça Erva-Mate 48 anos; Laço patrão, capataz, rapaz, veterano e vaqueano; Laço equipes; Laço Municipal; Vaca Parada Piazinho, Piazito, Prendinha e Bonequinha; Laço pai e filho(a); Laço Guri; Duplas do Rodeio; Laço Prenda e Laço Piá, foram provas que movimentaram a secretaria da entidade, terceirizada para as atividades nesta edição, assim como outras tarefas referentes ao trabalho em pista. A qualidade do boi para a corrida, também recebeu nota positiva por parte do patrão André Kroth e do capataz campeiro, Luís Antonio Haussen (Tatu).
Na abertura oficial, realizada no sábado, 14, na hora da Ave-Maria, quem deu o tom às notas dos Hinos Nacional e Rio-Grandense, foi o cantor nativista, Marcello Caminha, direto da casa de narração. Ele que logo após realizou o show no Chimarródromo.
Do Piquete Machry, as Prendas campeãs entre as 29 competidoras, foram Fernanda Duarte (1º lugar) e Vitoria Martini (2º lugar). A gargantilha e a pulseira de ouro, além dos troféus foram entregues pelo patrão André Kroth e capataz campeiro Luís Fernando Haussen (Tatu)
Equipe do Laço de Ouro das Divas, com a líder do grupo, Vanessa Vargas (segundo à esquerda), representantes da Fenasul. Entre as cinco mulheres,a princesa da Expovale, Pietra Charão (primeira à direita). Elas foram as campeãs do Laço Equipe Força C
Laço Piá: 1º lugar ficou com Arthur Martini, do Piquete Machry. Na segunda colação, Alan Coutinho, da Cabanha Santo Isidoro que recebeu o troféu das mães de Marilei Böhm Kroth. Na abertura do Rodeio e entrega da Taça Erva-Mate 48 Anos, a presença das soberanas da Fenachim, rainha Daiara Stein, princesas Nayara Simões e Gabriela Hannt
Abertura oicial do rodeio e entrega da Taça Erva-Mate: presidente da Câmara de Vereadores, José Ademar Melchior (Zecão); presidente da Fenachim 30 Anos, Luiz Paulo Assmann; coordenador da 24ª Região Tradicionalista, Dalmo Mayer; presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), Waldemar Moraes e tesoureiro da ATVA, Ernesto Sergio Stahl; patrão do CTG Erva-Mate, André Kroth e capataz campeiro Luís Antonio Haussen: tradicionalistas Elton Manganelli (Jacaré) e Arthur Leonardo dos Santos; 1ª Prenda Mirim, Milena Ferreira e Piá Farroupilha, Aderson Schuh Debald (CTG Erva-Mate); secretário municipal de educação émerson Elói Henrique, secretária-executiva da Fenachim e coordenadora artístico-cultural da 24ª Região Tradicionalista, Luce Carmen Mayer e o narrador Tiago Baggiotto, coordenadora cultural do CTG Erva-Mate com seus pupilos do prendado.
Enquanto na pista os laçadores se garantiam, nos acompamentos o ‘reforço’ também: Rogério Weber (sentado); Rogério Goethel, Matheus Schneider com o pai Lúcio Schneider (CTG Erva-Mate); Representantes do CTG Querência do Arroio do Meio, de Arroio do Meio, caprichavam no preparo da carne.
Conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e ex-coordenador da 24ª RT, Flávio Rodrigues e ex-conselheiro do MTG, José Adair da Silva, vieram trazer o ‘quebra costela’ ao André Kroth
Assim se despede o Rodeio Crioulo Estadual do CTG Erva-Mate 49 anos, com a Fenachim 30 Anos, preparando as porteiras para a edição cinquentenária
*Dados oficiais de armadas a serem contabilizadas pela organização.