Começa nesta sexta-feira, 30, e continua sábado e domingo, dias 1º e 2 de dezembro, o 12º Rodeio Crioulo Estadual, realizado pelo Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Querência da Mata, de Mato Leitão. O evento ocorrerá no Parque Municipal das Orquídeas, que segundo o patrão Renato Dameda, a cada ano fica com melhor estruturação. Ele destaca que a patronagem “está de braços abertos” para receber a todos os visitantes. 

Foto: Arquivo particular / Divulgaçãoxx

Dameda e sua equipe, com apoio da Administração Muncipal de Mato Leitão, convidam a todos para prestigiar as competições, que reunirá as gerações nas diversas modalidades. Segundo o patrão, os preparativos estão na reta final, e na “torcida” para que “São Pedro” dê uma mão nas condições do tempo para o fim de semana.

COMPETIÇÕES

A partir das 14h, nesta sexta, a patronagem estará à espera dos visitantes. Logo às 15h se inciam as competições com o ‘esquenta braço individual’. Na sequência começam as competições por duplas para a ‘Taça Renato Schwingel’.

O primeiro sábado de dezembro começa ‘cedito’. Às 8h, as modalidades, na sequência, prometem movimentar a pista de laço, desde os mais experientes às novas gerações. Patrão, capataz, Senhor, Veterano, Vaqueano, Pai e Filho, Piá, Prendinha, Prenda, Vovô. Ainda no dia, têm início as disputas à ‘Taça Cidade de Mato Leitão’ e as Equipes do Rodeio. Os Vaqueanos e Vaca Parada, laçam no domingo.

Com a presença de autoridades e laçadores, a solenidade de abertura ocorrerá às 18h, seguindo-se as competições à noite.  O “bom dia’ dos narradores, no domingo, será às 7h30min, quando  ‘retardários’ das equipes e duplas, mais a final da ‘Taça Mato Leitão’, se encontram na pista de laço para ‘se garantir no braço’, e conquistar a ‘tão sonhada premiação’, ou quem sabe o troféu. As modalidades de laço Piá, Índio e Estafeta, também constam na programação para domingo.