Estudantes do Curso Normal são destaques em Festival Farroupilha

Entre as comemorações farroupilhas realizadas por este Rio Grande afora, um momento especial se registrou em General Câmara, no dia 19 de setembro. Estudante do 2º ano do curso Normal (Magistério), no Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim, a venâncio-airense Bruna de Paula, moradora do distrito de Santo Amaro, esteve no grupo de alunas e alunos da instituição que participaram do Festival Farroupilha.

COORDENAÇÃO

À frente do festival, que existe há sete anos, está o professor de História e vice-diretor Denilson Flores, em parceria com os demais colegas. Segundo Flores, as turmas são desafiadas a encenar músicas tradicionalistas famosas usando a criatividade e interpretação a partir do que as letras relatam. O palco das dramatizações adentram o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Sinuelo do Bom Sucesso, na 2ª Região Tradicionalista (2ª RT) que tem o coordenador Ivan Botelho.

MULHER MISSIONEIRA

Os grupos, do curso Normal, orientados pelos professores da instituição, responsáveis pelo projeto, coreografaram a música ‘Mulher Missioneira’ do grupo Jorge Guedes e Família interpretada pela cantora Anahy Guedes. Em homenagem à mulher gaúcha, as jovens se desafiaram a manifestar no palco do festival […] “a coragem, a força e a esperança que renasce a cada dia […]”, por meio da dança.

DESTAQUE

De acordo com o coordenador do projeto, no final dos trabalhos uma das turmas é reconhecida como ‘Destaque’ pelo júri que aprecia as apresentações. “Na edição de 2019, o Curso Normal da instituição foi a turma vencedora”.  Flores acrescenta que a Família Guedes recebeu o vídeo e retornou com um áudio aos alunos agradecendo a homenagem. “A cada ano o festival surpreende e emociona quem assiste fomentando ainda mais a cultura enraizada no Rio Grande do Sul”, destaca Denilson Flores.

HINO EM LIBRAS

Na abertura das apresentações, o destaque que “emocionou os expectadores”, acrescenta Flores, foi a apresentação das alunas do 2°NM junto com a professora Eliane Pires, que inovaram cantando o Hino Rio-grandense em Libras, “deixando os expectadores encantados com a apresentação”, afirma o vice-diretor. Entre as alunas, primeira da direita, a jovem Bruna de Paula, filha da professora Elisandra de Paula, que também atua no município de Venâncio Aires e do funcionário público, de General Câmara, Edson de Paula.


NOTA DA COLUNISTA

Mais uma demonstração que as raízes da tradição cultivadas pelas crianças e jovens propagam os legados, estimulam à arte e valorizam a criatividade. Setembro finda, mas tudo o que foi ‘plantado’, nos mais diversos rincões, certamente, deixou saudade e renovou o espírito de união e esperanças para 2020.

Outro exemplo, com voto de louvor, a ser renovado para o próximo ano, foi a presença das escolas de Venâncio Aires, no Parque Municipal do Chimarrão, onde ocorreu o Acampamento Farroupilha, realizado pelas entidades da Capital Nacional do Chiamarrão.

Parabéns, professores, organizadores, voluntários e autoridades que acreditam e que apoiam estas ações e projetos.

A Chama Crioula se estingue, mas é vida que se renova a cada dia nos corações de gaúchas e gaúchos, e de todos os brasileiros, que acreditam e lutam por uma educação de qualidade!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido