‘A importância da união das gerações nos diversos departamentos de uma entidade tradicionalista’, foi assunto da roda de conversa neste sábado, 24, à tarde, no Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Erva-Mate. A temática da 1ª Ação do ‘CTG núcleo de fortalecimento da cultura gaúcha’, foi realizada pela gestão de Prendas da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT),e reuniu 80 participantes, diretamente envolvidos com as atividades, autoridades tradicionalistas e convidados especiais, além da equipe de apoio.
ATIVIDADES
Em cinco grupos, os participantes de diversas gerações dialogaram sobre os departamentos artístico, jovem, cultural, campeiro e de esportes. Os integrantes dos grupos analisaram a importância de cada departamento para o fortalecimento das entidades, e também as dificuldades existentes. As observações foram apresentadas ao público destacando os pontos que necessitam mais dedicação por parte de coordenadores e patronagem, o que posteriormente, foi reforçado na roda de conversa.
RODA DE CONVERSA
A engenheira civil Luise Morais, 27 anos, que foi 2ª Prenda do Rio Grande do Sul 2016/17, atualmente é conselheira e secretária-geral do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), destacou que o Movimento está olhando com carinho para o jovem. Entretanto, observou que estes jovens precisam ser proativos e não deixar que o ego tome conta. Com relação ao Departamento Jovem Central, ressaltou que apesar dos esforços de seus coordenadores é preciso “alavancar”. Neusa Secchi, enfatizou durante o trabalho em grupo, a necessidade de ser criado um departamento de Folclore no Movimento.
O advogado Gelson Descovi Vargas refletiu com os participantes sobre “o que me faz estar em um sábado, à tarde, muito quente, ouvindo?”. Ao mesmo tempo afirmou que “ensinar a criança no caminho que ela deve seguir, dele ela não desviará”. Com a intervenção da 1ª Prenda do RS, Jéssica Taís Herrera, o pensamento foi reforçado. A jovem destacou que “o melhor no Movimento é ouvir a criança e aprender a respeitar os mais velhos”.
CONVIDADOS
Maria de Lourdes Monteiro: Coordenadora da 12RT 2000/2001.
Neusa Marli Bonn Secchi: Professora, folclorista e vice-presidente de Cultura do MTG em 2013.
Gelson Descovi Vargas: Advogado, vice-presidente de Cultura do MTG. Eleito coordenador da 30ª RT, gestão de 2019.
Luise Morais: Engenheira cívil, 2ª Prenda do RS 206/17, Conselheira e secretária-geral do MTG
Manoela Carvalho: madrinha da gestão de Prendas e Peões da 24ª RT, gestão 2018/19, mediadora do evento.
ENTIDADES PARTICIPANTES
24ª RT: CTGs Erva-Mate, Chaleira Preta, Lenço Branco, Bento Gonçalves, Rincão das Coxilhas, Querência do Arroio do Meio; GF Essência da Tradição; GAN Anita Garibaldi; PQT Arno Markus
1ª RT: CTG Roda de Chimarrão, Caminhos do Pampa e ’35 CTG’
12ª RT: CTG Gerciliano Oliveira
30ª RT – 1º Peao Farroupilha – Kelvin da Silva Penedo