Fé e tradição no fim de semana farroupilha

De carroça, puxado por cavalo, o Patrono dos Festejos Farroupilhas 2022/, de Venâncio Aires, padre Aldo José da Silveira, chegou ao Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Pousada do Capão, no sábado, 17, na Estância São José, acompanhado por cavaleiros da entidade. Entidade liderada pelo patrão José Vargas e, esposa, Marinês Hendges Vargas.

Se padre Aldo já perdeu as contas das Missas Crioulas, batizados e casamentos realizados, na simbologia gauchesca, esta celebração ficará em sua memória. Como Patrono, ele celebrou a primeira Missa Crioula, em meio à natureza e com a sinfonia dos pássaros.

Com a animação da Pastoral da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, a tradicional Missa Crioula da entidade, teve a participação dos associados e visitantes de outras entidades. Logo após a celebração foi servido um almoço, realizado por prendas e peões do Pousada do Capão.

Festa campeira

Neste domingo, o Divino Tropeiro brindou a todos os tradicionalistas com um domingo pra lá de especial. E no Parque Municipal do Chimarrão, a 1ª Festa Campeira de Venâncio Aires, com a Taça 131 anos, homenagem à Capital Nacional do Chimarrão, foi de fundamento. Os campeões foram divulgados pela jornalista Débora Kist, no site da Folha do Mate.

Os eventos (Missa Crioula e Festa Campeira) integram as programações dos Festejos Farroupilhas de Venâncio Aires, que se encerram, nesta terça-feira, com o desfile temático na rua Osvaldo Aranha, Missa Crioula no CTG Chaleira Preta, Tradicional Costelão da entidade, apresentações artísticas no Parque do Chimarrão, à tarde, e também almoço do Departamento de Cavalgadas do CTG Erva-Mate.

As programações têm a coordenação geral da Administração Municipal de Venâncio Aires, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.

Desfile temático

Na terça-feira, 20, Dia do Gaúcho, o desfile na rua Osvaldo Aranha, a partir das 9h, será mais um dos momentos, que certamente vai impactar esta Semana Farroupilha. Com a temática ‘Etnias do gaúcho: Terra de Muitas Terras’, 11 entidades venâncio-airenses vão reverenciar as etnias: Assíria (CTG Chaleira Preta); Egípcia (CTG Erva-Mate); Árabes (GF Essência da Tradição); Indígenas (CPF Terra de Um Povo); Açorianos (Piquete Cavaleiros da Estrada); Afrodescendentes (Piquete Sinuelo do Pago); Alemãs (Piquete Sinuelo de Tropa); Italianos (CTG Pousada do Capão); Poloneses (Piquete Parceria Campeira);Japoneses (CTG Lenço Branco); Chineses (Piquete Regalo Campeiro).

E, posso afirmar que as entidades não mediram esforços para apresentar à comunidade venâncio-airense, um desfile com propriedade em homenagem ao povos que construiram a nossa história, na humanidade, Brasil, Rio Grande do Sul e Venâncio Aires.

Convite

Pega tua cadeira, ceva teu mate e vem prestigiar – também – parte da tua história. Somos todos pertencentes a estes legados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido