Parte I
O Festival de Artes (15º Fenart) e o 20º Rodeio Crioulo, realizados em Irati, no Paraná, entre os dias 20 e 23, reuniu os melhores artistas e laçadores de sete Movimentos Tradicionalistas Gaúchos (MTGs). O MTG do Rio Grande do Sul esteve representado pelos campeões de diversas Regiões (RTs). Entre elas, a 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), coordenada pela venâncio-airense, Luce Carmen da Rosa Mayer. A Região participou com representantes nas modalidades de Danças Gaúchas de Salão, Chula e Campeira.
Comemorações
Os representantes retornaram às querências com títulos de campeões nacional na bagagem, muitas histórias e experiências pra contar. Com o auxilio da Instrutora, Ana Finke, a quem agradecemos a ‘repórter por um dia’ para a coluna, registramos os depoimentos destes tradicionalistas que estão orgulhosos de seus feitos.
Mas antes de ‘cair a ficha’ os campeões foram acarinhados na terça-feira, 25, à noite, por autoridades, dirigentes da 24ª RT, integrantes das entidades, a diretora artística da 24ª RT, Angela Hammes, a patroa do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Tropilha Farrapa, Clarice Borges, e os instrutores, Andreas e Ana Cristina Finke, para comemorar as conquistas. O encontro ocorreu no Tropilha Farrapa, de Lajeado.
GF Essência da Tradição – Venâncio Aires
A Capital Nacional do Chimarrão, está entre os campeões consagrados. Edison Azambuja Aquino e Rosângela Aquino, integrantes do Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição. O casal conquistou o título de campeões nacional – Danças Gaúchas de Salão Xirú – acima de 50 anos.
“[…]Na mala troféus… mas mais importante de tudo, experiências, conhecimento, companheirismo e amizade, independente de bandeira ou ideologia, conhecimento de outras culturas, fazer novos amigos e rever outros tantos. Enfim, muita coisa que ficará bem guardado em nossos corações para sempre…” .
Tropilha Farrapa – Lajeado
“Após percorrer quase 1500 quilômetros (de Lajeado a Irati), com mais de 20 horas de viagem entre ida e volta”, de acordo com Ana Paula Delazari, ela destaca que tudo valeu a pena. Quem também deixa a sua impressão e experiência, é o esposo, Jeferson Diesel. O casal, do CTG Tropilha Farrapa de Lajeado, trouxe o troféu de campeão em Danças Gaúchas de Salão – Categoria Veterana.
Os jovens Thaissa de Freitas Bomm e Felipe Caliari da Rosa, na mesma modalidade e entidade, também comemoram a conquista de campeões, categoria adulta.
Para completar a lista dos campeões na parte artística, Dionatas Brondani, também do Tropilha Farrapa, conquistou o terceiro lugar na modalidade Chula.
Ana Finke – Instrutora – Danças Gaúcha de Salão
“A gente viveu tanta coisa boa neste fim de semana [22 e 23 de julho], tantas pessoas que podemos rever num evento desta magnitude. Sentimento que não se explica, simplesmente se vive e sente. O que costumamos dizer ‘o corpo se movimenta e a alma dança’. Mas até que a gente absorveu que não estávamos apenas num rodeio, a gente estava representando um Estado, além da entidade e Região.
Pra nós, o sentimento se intensifica, pois os vice-campeões, que são de Colombo no Paraná, foram por nós instruídos, por meio de vídeos – tudo aulas online. Mas, a gente forma uma grande família.
Mas, o que realmente importa é esta união, as superações – e a convivência – são apenas troféus – e lá a gente se tornou ‘Essência e Tropilha’, uma entidade só. A gente estava lá sim para competir, mas antes de tudo – em busca de um sonho em conjunto. E isso é que vai ficar para a vida inteira. Acredito que a palavra que mais define é humilde. Nos fomos pra lá com toda humildade e voltamos assim, porém com uma grande diferença: com uma união muito maior.”
ANA PAULA DELAZARI – Campeã Nacional – Veterana (CTG Tropilha Farrapa)
”Estar lá representando o Rio Grande do Sul, em Danças de Salão, a nossa entidade e todas as pessoas que gostariam de estar lá. Foi uma experiência incrível, não só em dançar, que é fazer o que a gente gosta, que a gente ama, mas em poder conhecer a realidade dos outros participantes, a cultura dos outros estados. Além de trazer pra cá esse troféu, que foi uma das coisas gratificantes, veio o fortalecimento das amizades, e as novas. Também em ver a repercussão que o Rio Grande, a gente enquanto dançarinos como modelos e inspiração. Por eles não ter instrutores, eles se espelham em casais aqui do nosso Rio Grande. E, ao retornar, ser recebido por essas pessoas, que a cada olhar e a cada parabéns, nos emocionam, é muito gratificante.”
JEFERSON DIESEL – Campeão Nacional – Veterano (CTG Tropilha Farrapa)
“Pra nós foi uma honra mesmo ir pra lá, participar com tantas culturas diferentes – sete MTGs – apesar de ser a Cultura Tradicionalista Gaúcha – mas era uma miscelânia de culturas, com suas particularidades, suas regionalidades. Foi muito rico, o fator cultural. Pra nós é uma honra ser campeão nacional. A gente começou a pouco tempo, depois veio a pandemia, aí retornamos e já conseguirmos este resultado é muito bom. Mas acima de tudo são as amizades que ficam. Pra nós, realmente, foi muito gratificante”
FELIPE CALIARI DA ROSA – Campeão Nacional Adulto (CTG Tropilha Farrapa)
“A nossa ida para o Nacional, em Irati, foi muito gratificante. Compensou um trabalho que a gente vem fazendo há 11 anos. Foi um presente pra gente, classificados do Enart e ser convidado a dançar no Fenart, conhecer danças novas, outras pessoas, representar nossa Região e nossa entidade, foi muito foi muito gratificante.”
THAISSA DE FREITAS BOMM – Campeã Nacional Adulta – (CTG Tropilha Farrapa)
“Há 11 anos, dançando, como o Felipe falou, passando por todas as categorias, desde a mirim, e ter participado de competições grandes no Rio Grande do Sul, como no Enart, sendo uma das mais novas dançarinas, foi uma honra poder representar a cidade de Lajeado, o Vale do Taquari, nossa Região e o Rio Grande do Sul. Pois, lá não é qualquer um que participa, tu é convidado, é por mérito, por ter conseguido passar por todas as etapas. O coração transborda de alegria, de orgulho, por ter conseguido chegar tão longe que todo dançarino almeja. Ainda mais, poder passar para as outras gerações a nossa cultura e esse legado que é tão lindo. É muito gratificante poder levar adiante, nossa cultura e a nossa história.”
DIONATAS BRONDANI – 3º lugar – Chuleador Nacional (CTG Tropilha Farrapa)
“Chegar no Nacional, foi um caminho muito árduo e muito difícil, pois o primeiro passo era passar no Fegachula, que fiquei em segundo lugar, mas depois que conquistei o estadual, consegui a vaga no nacional. E, na classificatória, com muito esforço e dedicação passei para o domingo e conquistei o terceiro lugar. Foi uma experiência gratificante ficar entre os melhores chuleadores do Brasil. E que venha o próximo desafio.
….Continuaremos com a parte campeira, com os nossos Jovens Campeões Bryan Muriel Bolgenhagen e Mateus Dickel Leindecker.