Pista de laço e áreas de camping recebem melhorias para receber laçadores e visitantes
(Crédito: divulgação)
Pista de laço e áreas de camping recebem melhorias para receber laçadores e visitantes (Crédito: divulgação)

E quem está a ‘galope’, nesta semana, é a patronagem do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Pousada do Capão, de Estância Mariante. E o motivo? Deixar tudo ‘bonitaço’ para receber laçadores e visitantes nos dias 26 e 27 de fevereiro, sábado e domingo, durante a 26ª Festa Campeira da entidade.

À frente da organização está o patrão, José Vargas, e o capataz campeiro, Jorge Lord. Na retaguarda, dona Marines Vargas, esposa do patrão, e demais integrantes da patronagem.

Vargas destaca que a expectativa é “Otimismo. Acreditamos que será um grande rodeio e aguardamos vários CTGs, pois fizemos bastante visitas a outras entidades.”



Início

A recepção aos visitantes começa sábado, 26, pela manhã, e o narrador Vilnei Ferreira, começa ‘cedito’ os trabalhos. As competição se iniciam com a  primeira batida da ‘Vaca Gorda’, modalidades patrão, capataz, veterano, vaqueano, piá, prenda, pai e filho(a) – menos de 12 anos e mais de 12 anos.

As competições seguem, após o almoço, e tem continuidade durante todo o domingo, com os retardatários e demais modalidades. Inclusive ‘Laço Índio’ e ‘Gineteada’. Para julgar as armadas, estarão os juízes campeiros Felipe Mayer,  e Volnei Luis Pessi (o Farofa), acompanhados pelo aprendiz Christian Pinheiro.

Abertura oficial

De acordo com Marines, a abertura do rodeio, com a presença de autoridades, ocorrerá às 18h, no sábado. E, após, terá continuidade as competições, conforme o andamento das modalidades, durante a tarde.


O pousada sempre recebe um grande público que vem para assistir às provas campeiras. Tudo está sendo preparado e organizado para receber muito bem nossos visitantes.

josé vargas – patrão