Festejos Farroupilhas têm identidade visual e canção-tema

A Comissão dos Festejos Farroupilhas 2022, presidida pela secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, divulgou na última quarta-feira, 25 de maio, a identidade visual para os festejos deste ano que tem como tema ‘Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras’, de autoria de Maxsoel Bastos.

 A identidade visual foi criado pelo artista plástico, Mauro Vila Real, que se fez presente ao ato, juntamente com os demais componentes da Comissão, composta por 18 entidades do Rio Grande do Sul.

“A ideia foi representar em uma imagem a possibilidade de reaproximação. Fala não só sobre o momento do povo gaúcho, mas também de toda a humanidade”, relata o autor.

“A identidade visual desenvolvida para esta edição dos Festejos representa também união. O aperto de mãos, tão representativo para todos nós, simboliza o resgate daquilo que mais almejamos ultimamente: o contato físico com as pessoas. A representação das mãos também nos fala da importância da inclusão e do respeito à diversidade, pautas essenciais na construção de um mundo melhor”, destaca a presidente dos Festejos Farroupilhas 2022, Gabriella Meindrad.

Mauro Vila Real

  • Nasceu em Frederico Westphalen, e tem em seu currículo trabalhos para editoras como Marvel e DC Comics.
  • Desenhos em capas de álbuns musicais, pôsteres, sites, quadrinhos, jornais, livro infantis e infantojuvenis.
  • Participou de exposições como o Salão Internacional e Contemporâneo de Arte de Belo Horizonte, Salão Internacional de Arte Contemporânea de Portugal e Salon International D´Art Contemporain no Carrousel Du Louvre, em Paris.
  • Destaca-se por realizar pinturas ao vivo em ocasiões comemorativas e shows musicais tendo trabalhado com músicos como Nando Reis, Tiago Iorc, Humberto Gessinger, Michel Teló e outros
  • Tem quadros espalhados por diversos lugares do mundo e em casas de celebridades, entre elas da ex-primeira dama americana, Michelle Obama. Entre as técnicas utilizadas pelo ilustrador se destacam a acrílica, aquarela, guache e carvão.

Canção-tema

‘Num só lugar, é canção tema vencedora para os festejos 2022. A divulgação pela Secretaria da Cultura, ocorreu nesta quinta-feira, 26. De de autoria dos músicos Fernando Espindola (vocalista) e Thomas Facco (acordeonista). Os músicos são integrantes do grupo Alma Gaudéria. A música concorreu com mais nove composições conforme proposto no edital e foi escolhida por uma comissão avaliadora, composta pelos membros da Comissão dos Festejos Farroupilhas 2022. 

Grupo Alma Gaudéria

O grupo surgiu em 2007, em Porto alegre, lançou sete CD’s, 2 coletâneas e realizou mais de mil shows/bailes por diferentes estados, tais como: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Goiás.

Confira a letra

‘Num só lugar’

Autoria: Fernando Espindola (vocalista) e Thomas Facco (acordeonista)

É fácil amar o Rio Grande
E desta terra se orgulhar
Pois pra conhecer o mundo não precisa viajar
Aqui cores, credos e raças
Vivem em perfeita harmonia
O gaúcho é um só povo
Mas de muitas etnias

Tem alemão, negros índios
Polacos, açorianos
Hermanos lá na fronteira
Na serra o povo italiano
Parece que todo o mundo
Mandou seus representantes
que escolheram este chão
E se tornaram imigrantes

Refrão
Viva o nosso Rio Grande
Viva todas etnias
Está na diversidade
A nossa grande magia
Obrigado aos que vieram
Nos fazer acreditar
Que um pouco de todo o Mundo
Se encontra “Num só lugar”

Até na arquitetura
O Rio Grande é diferente
Porque cada região
Germinou sua semente
E quem conhece já sabe
De cada povo seu jeito
Mas cada um se completa e se vive com respeito

Os imigrantes trouxeram
Seus costumes, sua essência
Trabalharam e fizeram
Do Rio Grande sua Querência
Com sabores e aromas
Que forjaram a tradição
E identificam o gaúcho
Com churrasco e o chimarrão

Refrão
Viva o nosso Rio Grande
Viva todas etnias
Está na diversidade
A nossa grande magia
Obrigado aos que vieram
Nos fazer acreditar
Que um pouco de todo o Mundo
Se encontra “Num só lugar”

Patrono

O músico Adair de Freitas, natural de São Gabriel, foi escolhido no mês de abril para ser o patrono dos festejos farroupilhas, deste ano. Cantor, compositor, gaiteiro e violinista, com mais de 50 anos de carreira, ele é autor de músicas que se tornaram clássicos do cancioneiro regional, como De Já Hoje, Meu Canto, Mocito, Previsão, Changueiro de Vida e Lida, Vento Xucro e, mais recentemente, Romance de um peão porteiro – com a qual foi vencedor da Califórnia da Canção Nativa, entre outros festivais. Tem 14 discos gravados, 1 DVD e cerca de 300 músicas em festivais, somando mais de 500 músicas desde o início de sua carreira. (Fonte: Sedac rs)

Chama Crioula

A cidade de Canguçu será sede da 73ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul. O evento acontece nos dias 12 e 13 de agosto, com dois dias de confraternização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido