A partir de hoje, este logotipo que foi criado pela colega publicitária Luana de Andrade, para a Coluna Cultura Gaúcha da Folha do Mate, é mais uma ferramenta que tem por objetivo oferecer aos leitores da coluna – no impresso às sextas-feiras – e, a partir desta, o blog homônimo, um canal que promova a interação com prendas e peões de todas as faixas etárias, relacionando dicas, as mais diversas. Português, história, geografia, penteados, cabelo, maquiagem, gastronomia e tantas outras riquezas existente na nossa cultura gaúcha.
Além da produção, por esta colunista, dos materiais através de pesquisas, as contribuição são bem-vindas. Pois, #juntossomosmaisfortes. Tens algum dado para contribuir? mande para [email protected], assinado, com a fonte de pesquisa e créditos de foto, que o #BAITA DICA estará divulgando, dentro dos assuntos propostos.
Segundo a Tese de Manoelito Carlos Savaris: (aprovada no 65º Congresso Tradicionalista Gaúcho realizado de 13 a 15 de janeiro, no CTG Laço Velho, em Bento Gonçalves): “O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) tem suas origens remotas, ainda, no século XIX. As primeiras iniciativas não alcançaram abrangência significativas e nem se consolidaram como um “movimento” coordenado e com objetivos tão claros e definidos que pudessem criar raízes sólidas no meio social.” Desse período destacamos a criação do Grêmio Gaúcho de Porto Alegre, criado em 1898 sob a liderança de João CezimbraJacques, o Patrono do Tradicionalismo Gaúcho.” Portanto: Há 119 anos foi criado o Grêmio Gaúcho de Porto Alegre O ‘Baita Dica’, inicia o seu trabalho alertando Prendas e Peões para a redação dos Entreveros e Cirandas. – Há 119 anos (Correto) – a maioria escreve, por exemplo (há 119 anos atrás)- Há e atrás indicam passado na frase. Portanto, use apenas há 119 anos anos, ou ainda poderá escrever (119 anos atrás, porém sem o verbo indicador) Com a aproximação do Entrevero e Ciranda Cultural de Prendas, fique de olho na oratória e na redação