Gaúcho é reeleito presidente da CBTG

Natural de Guabiju, e morador do Mato Grosso do Sul, o tradicionalista Roberto Basso foi reeleito presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG). Ao lado dele, o também gaúcho de Gravataí, Édison da Silva Fagundes, do Movimento Tradicionalista do Rio Grande do Sul (MTG/RS), foi eleito 2º vice-presidente.

Entidade máxima do Movimento Tradicionalista Gaúcho Brasileiro, a CBTG, foi fundada em 24 de maio de 1987, na cidade de Ponta Grossa – PR, com a proposta de valorizar, organizar, defender, promover e representar as tradições e a cultura gaúcha além do estado do Rio Grande do Sul.

Congresso

No sábado, 20, o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Vinte de Setembro, da cidade de Curitiba, no Paraná, recebeu o Brasil de bombachas para o 23º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha, que reuniu representantes das diversas federações estaduais.

Da ordem do Congresso constavam as plenárias e, ainda, a assembleia eletiva que reelegeu, Basso, por unanimidade. Presidido pelo representante do MTG da Amazônia Ocidental, Pedro Bitencourt, com apoio dos vices Elóis Felicio Rodrigues (PR) e Marcos Foliatti (PC), relatoria a cargo de Carlos Moser e a secretaria de Marisa Rossa, o congresso cumpriu o planejado, encerrando as atividades no início da noite de sábado.

Manoelito

Na oportunidade, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), do Rio Grande do Sul, Manoelito Carlos Savaris apresentou, como relator, o trabalho (tese) de Francisco Fighera, de São Paulo, que trata de sustentabilidade e liderança, recebendo, por ampla maioria, a aprovação da plenária.

Outro tema do encontro foi a realização do Rodeio Nacional de Campeões, programado para acontecer na cidade de Irati/PR, em julho de 2023.  No entanto, as presenças do prefeito Jorge Derbli e do presidente da Câmara de Vereadores, Hélio Mello, corroboraram com o compromisso de realização do evento. O presidente do MTG-PC, Gilberto Zortea, apresentou documentação com o propósito de levar o nacional de 2025 para a Granja do Torto, em Brasília. Já Manoelito Savaris ofereceu o Rio Grande do Sul como sede para o 24º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha, em 2023. Ambas as propostas foram aprovadas.


Diretoria Executiva eleita

Presidente: Roberto Basso – MTG/MT

1º Vice-Presidente: Elóis Felício Rodrigues – MTG/PR

2º Vice-Presidente: Édison da Silva Fagundes – MTG/RS

1ª Secretária: Marcileia Capitanio Muller de Souza – MTG/MT

Secretária Adjunta: Patricia Gameiro – MTG/PC

1º Tesoureiro: Odair Biguelini – MTG/MT

Tesoureiro Adjunto: Moacir Kohl Filho – MTG/MS

Junta Fiscal Titular

Natal José Marchioro – MTG/MS

Gerson Luiz Ludwig – MTG/RS

Marcos Foliatti – MTG/PC

Junta Fiscal Suplentes

Ana Paula Grechaki Halila – MTG/PR

Mauro Geraldo – MTG/MT

Alexandre Romero – MTG/SP

Conselho de Ética ONSELHO DE ÉTICA TITULARES:

Francisco Carlos Fighera – MTG/SP

Paulo Celso Nogueira da Silva – MTG/PR

Paulo José Lucas – MTG/RS

Conselho de Ética Suplentes

Dirmarlei Francisco Gomes Silva – MTG/SP

Reni Martins Marchioro – MTG/MS

Adriana Maria Mantovanelle – MTG/AO


 ROBERTO BASSO

Natural de Guabijú, Basso saiu do Rio Grande do Sul em 1986, buscando um futuro melhor, chegando à Querência, no Mato Grosso. Por estar longe do seu pago sentiu a necessidade de ter um espaço adequado para cultivar as tradições e os bons costumes herdados dos pais. Desta forma, em 1987, ao lado de outros gaúchos, fundou o CTG Pousada do Sul e, por oito mandatos, patrão desta entidade, capataz campeiro e integrante do Piquete de Laçadores.


Assessoria de imprensa do MTG/Rogério Bastos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido