O jovem, venâncio-airense, Guilherme Lermen Eggers, 24 anos, filho de Danilo Eggers e Maristela Azeredo Lermen Eggers, conquistou o primeiro lugar (categoria adulta estudantil), da 44ª Califórnia da Canção Nativa, realizada em Uruguaiana, entre os dias 7 e 10 de dezembro. Os grandes vencedores de todas as categorias foram conhecidos, na noite do sábado, 10 de dezembro.

Guilherme, mora em Uruguaiana, desde fevereiro de 2019, onde cursa o oitavo semestre de Medicina Veterinária, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Ele defendeu a música ‘Contrariedades’, de Lisandro Amaral, representando o curso e a Universidade.


Trajetória
O jovem conta que, desde os 10 anos esteve inserido no mundo da música. “A partir dos 13 anos formei uma dupla com meu amigo, Gabriel Zang [em Venâncio], e nos apresentávamos em rádios, rodeios e tertúlias”.
Entre 2017 e 2019, foi integrante do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta, de Venâncio Aires. Na entidade, participou do Conjunto Vocal, e teve a oportunidade de participar do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Com a música, campeã da Califórnia, Guilherme também foi vice-campeão, em 2017, do Rodeio Artístico da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT).

Edição 44
O Festival Nativista que já revelou grandes nomes, como César Passarinho e Leopoldo Rassier, chegou a 44ª edição. O evento foi realizado na Concha Acústica César Passarinho – situada no Parcão da cidade de Uruguaiana.
Concorreram 24 músicas inéditas. Entre as concorrentes, 12 foram foram finalistas, com avaliação da comissão integrada por: Cleber Soares, Léo Ribeiro de Souza, Maria Luiza Benitez, Marlene Pastro e Zulmar Benitez.

Retorno aos palcos
Em função dos compromissos acadêmicos, Guilherme Eggers, atualmente está afastado dos galpões. “Em função da dedicação, exclusiva, à Universidade, trabalho e estágios, comecei a me distanciar, porém é meu hobby, algo que faz bem e me desestressa”.
Guilherme destaca que mesmo longe dos familiares e amigos de Venâncio Aires, foi uma dedicatória a eles “que fizeram parte da construção dessa conquista”, acrescenta.
Ele agradece aos músicos, Gabriel Alves – que lhe fez o convite e foi violonista -, ao Kaue Rodrigues (gaiteiro) e Jorge Abreu – “Mesmo na correria eles puderam me fazer costado”. À namorada, Bruna Heinen, agradece por compartilhar destes momentos. enfatiza.
Ao município de Mato Leitão e ao CTG Querência da Mata – que hoje considera sua segunda casa – o jovem estende seus agradecimentos, “Nos últimos quatro anos me abriram as portas para levar a cultura gaúcha nas apresentações do ‘Natal das Orquídeas’.
Vencedores e categorias
- Calhandra de Ouro: Eu e o Balde
Ritmo: Milonga
Letra: Flávio Saldanha
Melodia: Nilton Ferreira
Interpretação: Nilton Ferreira
- Calhandra de Prata: Partilhas
Ritmo: Canção
Letra: Silvio Genro
Melodia: Carlos Madruga
Interpretação: Ricardo Tubino
- Calhandra de Bronze: Uruguai
Ritmo: Chamamé
Letra: Colmar Duarte
Melodia: Renato Fagundes
Interpretação: Pirisca Grecco
- Melhor Intérprete: Tuny Brum
Músicas: Pássaro Cantante
- Melhor Instrumentista: Felipe Goulart
Música: Pássaro Cantante
Instrumento: Violão
- Melhor Letra: Metáforas de Nuvens
Autor: Vaine Darde
Melhor Melodia: Partilhas
Autor: Carlos Madruga
- Melhor Música Voto Popular: Tentiando o Bico da Gansa
Ritmo: Rancheira
Letra: Jailson “Papafigo” Saldanha
Melodia: Desidério Souza
Interpretação: Desidério Souza
- Premiados na Califórnia Estudantil
Categoria Mirim
- Primeiro Lugar: Valentina Mazuí (Quaraí)
Música: Alpargatas do Meu Pai
- Segundo Lugar: Henrique Trevisan (Quaraí)
Música: Coisas do Coração
- Terceiro Lugar: Lorenzo de Carvalho (Colégio Marista Santana)
Música: Aquarela
Categoria Juvenil
- Primeiro Lugar: Nícolas Dutra da Silva (PMEF Patrício Lopes)
Música: Gaudêncio Sete Luas
- Segundo Lugar: Evelyn Cardoso (EMEB Alceu Wamosy)
Música: Tranco Véio Fandangueiro
Categoria Adulto
- Primeiro Lugar: Guilherme Lermen Eggers (Unipampa)
Música: Contrariedades
- Segundo Lugar: Bruno Louzada (Unipampa)
Música: Reencontro
- Terceiro Lugar: Adrieli Dias (Unipampa)
Música: Céu, Sol, Sul, Terra e Cor.
“A Califórnia foi uma oportunidade única de voltar aos palcos e levar o nome do meu curso e da Universidade Pública” Guilherme Lermen Eggers – campeão estudantil – 44ª Califórnia da Canção Nativa – categoria estudantil