Desde ontem (quinta-feira, 20), começou o 34º Entrevero Estadual de Peões, na cidade de Ijuí, conhecida como a Capital Internacional das Etnias. O concurso que vai eleger os nove representantes da juventude tradicionalista se encerra neste sábado, 22, com a divulgação da nova gestão, durante fandango oficial.
A promoção é do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e Fundação Cultural Gaúcha (FCG), com a realização do Grupo Folclórico (GF) Chaleira Preta, e 9ª Região Tradicionalista (9ª RT), sede do atual Peão Farroupilha, Eloir Wichinheski Junior. O evento tem o apoio do poder público municipal, daquele município.
Provas
Nesta edição serão 35 concorrentes, sendo: 16 piás, 10 guris e 9 na categoria peão. Todos os postulantes aos cargos, nas respectivas categorias, realizam provas escrita, artística e campeira, além de apresentar relatório de vivência tradicionalista. Eles representam entidades e Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul.
Este ano, a 24ª Região Tradicionalista não terá representante, porém já trouxe em 2017, o título de 3º Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul, com Gabriel Ferreira, atual Peão Farroupilha do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta. Ele retorna ao concurso – fase regional – neste ano.
Padrinhos
A cada edição, os jovens escolhem pessoas para homenagear, titulando-os como padrinhos, com o objetivo de reconhecer o trabalho em prol do Movimento e suas trajetórias. Neste ano, a homenagem foi dedicada ao casal Murilo Oliveira de Andrade e Natana Gengnagel.
Murilo foi Guri Destaque Campeiro do Rio Grande do Sul 2007/08, e Peão Farroupilha do RS 2012/13, representando o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Tropeiro Velho, de Panambi. A esposa, Natana, é tradicionalista desde berço, e aos 16 anos foi a 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, 2011/12, representado o CTG Aldeia Farroupilha, de Caxias do Sul (25ª RT), na 41ª Ciranda Cultural de Prendas, realizada em Passo Fundo.
O padrinho é advogado; Especialista em Direito Agrário e Mestre em Agronegócios, e atualmente integra a Assessoria da Presidência do MTG, entre os assessores jurídicos auxiliares. Natana, é Médica Veterinária; Especialista em gestão da higiene, qualidade e tecnologia de produtos de origem animal.
A vida dos jovens, sempre esteve voltada às causas tradicionalistas, e hoje, entrelaçados pelo amor em família, seguem unidos também na tradição gaúcha.