Estudante do 5º ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Linha Travessa. Jhulia Beatriz Camargo, conquistou o primeiro lugar, no concurso literário ‘Caminhos de Anita’, realizado em setembro de 2021, pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
A poesia ‘Guerra dos Farrapos’, de autoria de Jhulia, participou com mais dez concorrentes. da categoria ensino fundamental. Conforme regulamento, a vida de Ana Maria de Jesus Ribeiro ‘Anita Garibaldi’ , seus feitos e fatos como ‘heroína de dois mundos, eram o contexto poético. A temática ‘Caminhos de Anita’, foi celebrada durante os festejos farroupilhas de 2021.
Premiação
A premiação, a que fez jus, foi recebida na última terça-feira, 4, quando Jhulia acompanhada pela professora, Angélica Cristina Kessler, esteve no gabinete do Adido Cultural do Rio Grande do Sul, César Oliveira, em Porto Alegre.
Por falha na comunicação, por parte dos organizadores da cerimônia oficial, a jovem não foi comunicada do ato, bem como esta colunista e outros vencedores. O importante é que o carinho e o reconhecimento do Adido estão registrados. Sempre é hora de ser feliz e comemorar.
Na prateleira e na memória
Aos 11 anos, Jhulia, que irá cursar o 6º ano em 2022, conta que está muito emocionada e orgulhosa. Filha de Grazieli Rüdiger Camargo e João Maria Camargo, a jovem poeta relata que gosta de poesia e tem muitos poemas como fonte de inspiração. “Todos que conheço são lindos e me inspiram”, destaca.
A poesia vencedora foi construída, na escola, através da história de Anita Garibaldi e da Guerra dos Farrapos, atividades trabalhadas em sala de aula e a partir de rodas de conversa. Embora, goste de poesia, Jhulia diz gostar também de matemática.
Quanto à futura profissão, destaca a música como cantora e o gosto pela veterinária. Enquanto isso, os estudos são prioridades na Escola Perpétuo Socorro.
Equipe comemora
Quem também aplaude a aluna é a diretora Liege Beatriz Machry Regert. Ela que está na direção desde 2015, e segue até 2024. Além da aluna premiada, Liege tem mais um motivo para comemorar, neste ano: a conquista do turno integral para as turmas do 1º ao 9º anos.
A professora, Angélica Kessler, conta que para a construção dos poemas em sala de aula, em especial, ‘Caminhos de Anita’ foi utilizado a multidisciplinaridade. “Já estávamos trabalhando sobre a Guerra dos Farrapos. Criamos rodas de conversas para debater quem foi Anita e, unindo a língua portuguesa, começamos a produção do gênero textual poético”, destaca.
Ela que é formada em Pedagogia, Geografia e especialização em Orientação e Psicologia Educacional, atua a quase oito anos na educação, e há cinco como regente em sala de aula. Na Perpétuo Socorro está há um ano.
Angélica relembra que sempre gostou de ler e escrever, tendo também participado de concurso literário quando estudante. “À medida que fui estudando e me aperfeiçoando comecei a refletir como poderia fazer para que os alunos gostassem de escrever”, reflete. Diante dos questionamentos, a professora começou a explorar o gosto poético, com os alunos, por meio de músicas diversas, poemas, poesia e leituras. “Após, cada aluno começou a ser autor de sua própria construção”, enumera.
A professora acredita que poesias não são somente rimas, são sentimentos da alma. “É necessário ir muito além do que é proposto; é ritmo é conhecimento”, acrescenta.
Com muita criatividade e reflexão nasceram estes poemas tão especiais. E, a aluna Jhulia, apresentou tanto amor e sensibilidade em sua produção, que não poderia ser diferente. Já estava orgulhosa de cada passo dado, até esta conclusão.”
ANGÉLICA CRISTINA KESSLER
Professora E.E.E.F N.S. do Perpétuo Socorro
Guerra dos Farrapos
As pessoas lutaram na guerra,
Em busca da liberdade da nossa Terra
No meio disso a mulher surgiu,
E na guerra ela serviu!
Anita Garibaldi era uma guerreira,
E era uma grande aventureira!
Ela era muito revolucionária,
Fazia coisas extraordinárias!
Na guerra muitas pessoas morreram,
Mas todos viveram,
Buscando a democracia,
Conquistaram a sua autonomia!
Seus planos da nova Terra estavam feitos,
E iam sempre em busca de respeito,
Essa guerra sempre estava na história,
E também nas nossas memórias!
E.E.E.F.N.S. do Perpétuo Socorro
Jhulia Beatriz Camargo 5º ano
NOTA DA COLUNISTA: tive a honra de visitar a escola Perpétuo Socorro, durante os festejos farroupilhas, na condição de Patrona/2021, de Venâncio Aires, e ver de perto as produções artísticas e literárias realizadas pelos alunos, orientados pela equipe de professores, é muito orgulho!
Estamos muito orgulhosos pela conquista. Parabéns, Julia, professora Angélica e Diretora Liege. Linda poesia.