Como havia prometido, a última coluna do ano registrou, no impresso, novamente, a força da mulher gaúcha que faz a diferença no Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em seus diversos departamentos.
Às vezes, elas começam para acompanhar os filhos, e deste comprometimento, ao longo dos anos, surge o reconhecimento pelo trabalho e dedicação, ultrapassando os galpões. E, nossa homenageada de hoje, é uma delas.
Representante da 24ª RT
Natural de Venâncio Aires, a empresária no ramo das carnes, Juliana dos Santos, é uma das 15 mulheres que integra o Conselho Diretor do MTG, liderado pelo presidente Manoelito Carlos Savaris. Ela representa a 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), ao lado de Kelen Dewes e demais membros, composto por 50 Conselheiros – representando as 30 Regiões Tradicionalistas (RTs). Grupo que estará auxiliando as atividades do Movimento, pelos próximos dois anos.
Da pista de laço ao Estado
Juliana está no tradicionalismo há 34 anos (1988), e teve como entidade-mãe o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Lenço Branco, de Linha Cerro dos Bois.
Ju, como carinhosamente, a chamamos, iniciou a troteada pela pista de laço, ao lado do filho Alixander, que aos 9 anos começou nas pistas de rodeio. O que poderia ser apenas um passatempo para o Piá, se fortaleceu e as conquistas de troféus só aumentaram. Em 2012, Alixander chegou à Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), conquistando o quarto lugar, na modalidade Guri.
Novos desafios
Com a filha Ana Júlia, não foi diferente. Aos 13 dias, já estavam envolvidas nas atividades tradicionalistas. E, claro, a guria tornou-se uma ginete, inicialmente, com ovelhas. No ano de 2014, Ana Júlia participou do primeiro Rodeio Campeiro como laçadora. Dois anos depois, a prendinha se direcionava às danças artísticas, no CTG Erva-Mate, adentrando também no Departamento Cultural da entidade.
“Com o envolvimento da Ana, no Departamento Cultural, comecei a participar mais dos eventos [culturais] e, me interessar mais, nas atividades tradicionalistas, além do departamento campeiro”, destaca, Juliana.
Dentre os novos desafios, em 2018, a mãe do Alixander e da Ana Júlia, recebeu o convite para auxiliar no Departamento Cultural do CTG Erva-Mate. E, atualmente, ocupa o cargo de vice-patroa da entidade.
Ainda, naquele ano, teve a alegria de ser mãe da 1ª Prenda Mirim da 24ª RT. Com o título da filha, viveu a experiência de acompanhá-la em todas as atividades, e em 2019, como representante da Região, na Ciranda Cultural de Prendas, fase estadual.
Atualmente, além das atividades campeiras, Ana Júlia, ocupa o encargo de 2ª Prenda Juvenil da 24ª RT.