Como havia prometido, a última coluna do ano registrou, no impresso, novamente, a força da mulher gaúcha que faz a diferença no Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em seus diversos departamentos.
Às vezes, elas começam para acompanhar os filhos, e deste comprometimento, ao longo dos anos, surge o reconhecimento pelo trabalho e dedicação, ultrapassando os galpões. E, nossa homenageada de hoje, é uma delas.
Representante da 24ª RT
Natural de Venâncio Aires, a empresária no ramo das carnes, Juliana dos Santos, é uma das 15 mulheres que integra o Conselho Diretor do MTG, liderado pelo presidente Manoelito Carlos Savaris. Ela representa a 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), ao lado de Kelen Dewes e demais membros, composto por 50 Conselheiros – representando as 30 Regiões Tradicionalistas (RTs). Grupo que estará auxiliando as atividades do Movimento, pelos próximos dois anos.

(Foto: arquivo pessoal)
Da pista de laço ao Estado
Juliana está no tradicionalismo há 34 anos (1988), e teve como entidade-mãe o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Lenço Branco, de Linha Cerro dos Bois.
Ju, como carinhosamente, a chamamos, iniciou a troteada pela pista de laço, ao lado do filho Alixander, que aos 9 anos começou nas pistas de rodeio. O que poderia ser apenas um passatempo para o Piá, se fortaleceu e as conquistas de troféus só aumentaram. Em 2012, Alixander chegou à Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), conquistando o quarto lugar, na modalidade Guri.

Novos desafios
Com a filha Ana Júlia, não foi diferente. Aos 13 dias, já estavam envolvidas nas atividades tradicionalistas. E, claro, a guria tornou-se uma ginete, inicialmente, com ovelhas. No ano de 2014, Ana Júlia participou do primeiro Rodeio Campeiro como laçadora. Dois anos depois, a prendinha se direcionava às danças artísticas, no CTG Erva-Mate, adentrando também no Departamento Cultural da entidade.

“Com o envolvimento da Ana, no Departamento Cultural, comecei a participar mais dos eventos [culturais] e, me interessar mais, nas atividades tradicionalistas, além do departamento campeiro”, destaca, Juliana.
Dentre os novos desafios, em 2018, a mãe do Alixander e da Ana Júlia, recebeu o convite para auxiliar no Departamento Cultural do CTG Erva-Mate. E, atualmente, ocupa o cargo de vice-patroa da entidade.
Ainda, naquele ano, teve a alegria de ser mãe da 1ª Prenda Mirim da 24ª RT. Com o título da filha, viveu a experiência de acompanhá-la em todas as atividades, e em 2019, como representante da Região, na Ciranda Cultural de Prendas, fase estadual.
Atualmente, além das atividades campeiras, Ana Júlia, ocupa o encargo de 2ª Prenda Juvenil da 24ª RT.
Tenho um carinho enorme pelo tradicionalismo. E saber que meus filhos cresceram em um ambiente que renderá diversos ensinamentos pra vida deles, é só gratidão. O tradicionalismo faz parte da minha vida, desde o início, e sempre que eu puder farei o possível para preservar a nossa cultura.”
Juliana dos Santos – conselheira do MTG
Representante da 24ª RT