A Bacharel em Direito, Kelen Dewes, associada desde 2015, ao Centro de Tradição Gaúcha (CTG Chaleira Preta, de Venâncio Aires, é uma das 15 mulheres que integra o Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Ela representa a 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), com mais 49 membros que representam as 30 Regiões Tradicionalistas (RTs). O grupo tem mandato de dois anos.
“Os conselheiros, além de administrar o MTG com exata observância dos preceitos legais, estatutários e regulamentares, também devem congregar os Centros de Tradições Gaúchas e entidades afins, auxiliando-os em suas dificuldades’, esclarece.
A tradicionalista que recebeu o convite de Manoelito Carlos Savaris, em 2020, presidente do MTG, nesta eleição realizada em 3 de dezembro, teve o convite renovado – eleição que reconduziu o presidente. Desta vez, ela assume como conselheira titular. Junto dela estará também a venâncio-airenses, Juliana Santos, vice-patroa do CTG Erva-Mate.
Nossa representante
Kelen Dewes é natural de Encantado, no Vale do Taquari, porém, ainda bem pequena mudou-se com a família para Flor da Serra, no Paraná. Naquele município, o pai, Jorge Dewes, foi um dos fundadores do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Sinuelo da Serra. Entidade que a guria iniciou a vida tradicionalista.
Na Capital do Chimarrão, Kelen mora desde a adolescência. Casada com Ricardo Fernandes, a mãe da Lívia Dewes Fernandes, conta que retornou ao CTG quando a filha, aos 4 anos (2015), entrou para a Invernada Dente de Leite no CTG Chaleira Preta. Entidade que também representou no encargo de Prenda Pré-Mirim da 24ª RT, gestão 2018/19. E desde então, incentivando a prendinha, muitas páginas foram escritas por Kelen, nestes sete anos de caminhada.
Primeira patroa
No início de 2016, Kelen e Ricardo foram convidados para ajudar na coordenação da Invernada Pré-Mirim, da entidade, e no mesmo ano o casal assumiu o departamento Cultural. Um dos passos importantes na vida da família viria no ano seguinte (2017). Naquele ano, em dezembro, Kelen era eleita patroa do CTG Chaleira Preta, com o maior número de votos até o momento, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo.
Na entidade, Kelen, também se desafiou como contadora de causos, tendo três participações no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Ainda, na entidade, ela e o marido participaram da invernada Xirú.
Encerrada sua gestão, enquanto patroa, retornou ao Departamento Cultural. No ano de 2018, Kelen passou a integrar o Conselho de Ética da 24ª Região Tradicionalista, cargo que exerceu até o mês de dezembro, deste ano.
“Com coragem, humildade e respeito às pessoas, ao lado dos demais componentes da patronagem, cumpri a tarefa [patroa], com esmero, dando continuidade ao legado que recebi e difundindo o CTG em âmbito nacional, através de projetos, em especial o concurso culinário Bagual Chefe”, ressalta.
.