O tradicional Dia da Integração no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lenço Branco, em Linha Cerro dos Bois, na quarta-feira, 14, que integra a PROGRAMAÇÃO da Semana Farroupilha de Venâncio teve um diferencial na sua 24ª edição. Coincidências, à parte, foi nesta edição que o Prendado da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT) realizou a primeira ação do projeto ‘MTG e a comunidade escolar’. Acompanhados pelas coordenadoras regionais de cultura da 24ª RT, Luce Carmen Mayer e Mariéli Ferreira, os jovens destacaram a receptividade por parte da comunidade, que teve a participação de cinco escolas convidadas da entidade tradicionalista. O evento, da entidade, ainda teve a demonstração artística e cultural por parte dos alunos das escolas Rosina Schwaemberg, Linha Rincão de Souza; Nossa Senhora de Fátima, Linha Canpo Grande; Dom Pedro I, Linha Cerro dos Bois; Cristino Goulart da Silva, Linha Cerro dos Bois e João Pádua da Rosa, Ponte Queimada. Merenda comunitária e um carreteiro, bem à moda gaúcha, ao meio-dia para 225 participantes fez parte da PROGRAMAÇÃO. Na coordenação do evento, a professora e vice-patroa Leni da Silva Treib Bohn, o patrão Cristiano Silveira e o presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) e integrante da entidade, Waldemar de Moraes. Nas diversas frentes de trabalho, a equipe de patronagem demonstrou a união para que o dia tivesse um brilho todo especial, a exemplo de anos anteriores.
CAROLINE E JOãO ANTONIO
Com a temática ‘Preservando e valorizando a Tradição Gaúcha junto à comunidade escolar’, a 1ª Prenda Caroline Reolon Scariot e o 1º Peão Farroupilha, João Antônio Freytag (24ª RT), levaram aos alunos, na primeira ação do projeto, a oficina sobre Danças Tradicionais. Um pouco da história, contextualização e conceitos foram abordados pelos jovens, com a demonstração prática para alunos, pais, professores, dirigentes da entidade e o público que lotou as dependências do galpão.
GABRIEL FERREIRA
Primeiro Guri Farroupilha (24ª RT), Gabriel Ferreira, realizou a oficina sobre Declamação. Ele falou da importância em entender a história da poesia a ser declamada, entonação e gestualidade. Para demonstrar o seu conhecimento, o guri declamou dos versos de Ubirajara Raffo Constant, ‘Retorno Bravo’. Após explicou a história da poesia e também convidou os alunos para interagir, quando houve a participação de voluntário para ler um verso.
PRENDAS JUVENIL
Mariéli e Bruna
A 2ª e 3ª Prenda Juvenil, Mariéli Zart e Bruna Heinen, falaram aos alunos sobre lendas. Elas contaram a lenda do Negrinho do Pastoreio, interagindo com as crianças e jovens.
PRENDAS MIRIM
Camile e Bárbara
Já a 1ª Prenda Mirim Camila Reolon Scariot e Bárbara Heinen conversaram com as crianças, de acordo com suas categorias, sobre brinquedos e brincadeiras. As prendinhas apresentaram diversos brinquedos, entre estes as tradicionais bonecas de pano, incluindo também os brinquedos com material reciclável.