Meiguice e determinação na abertura do 27º Rodeio Regional

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateWilliam Dalessandro Schwab, 5anos, veio de Roca Sales
William Dalessandro Schwab, 5 anos, veio de Roca Sales, do CTG Tropeiros da Amizade

O microfone precisou ser regulado, e mais um pouco. Bem ajustadinho ao tamanho do pequeno grande concorrente. Willian Dalessandro Schwab é o nome dele. O Piazito tem 5 anos, e chegou ao palco do 27º Rodeio Artisco Regional, com pose de gente grande. A expressão facial e os gestos, em sintonia, acompanhavam a poesia, que confesso – esqueci de perguntar o nome, tampouco me preocupei com a entonação ou fidelidade ao texto, isto deixei para a comissão avaliadora. O que eu, naquele momento, queria mesmo era acompanhar bem de pertinho, a desenvoltura do Piazito. Bem curtinha era a poesia, deu tempo apenas de registrar, em ‘retratos do tradicionalismo’ e no coração, aqueles poucos minutos.

E quando pensei que tinha visto tudo, o Declamador encerrou sua apresentação – talvez nem ele mesmo entenda bem – mas ‘tirou o seu chapéu pra Deus’. Este registro ficou apenas na minha memória. Naquele momento, certamente,  os pais e a patronagem do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Amizade de Roca Sales, sentiram-se orgulhosos, por incentivarem o Piazito nos caminhos da Tradição Gaúcha.

Quem será o primeiro colocado, na categoria Pré-Mirim, certamente causará lágrimas de alegria, aos outros da mesma forma. Independente de resultado, o que se registra é o desafio, a coragem destas crianças, incentivadas por seus familiares. Pelo mesmo palco, mais oito Prendinhas na  categoria também se apresentaram na tarde, do sábado, 2, e mais 72 concorrentes, ao longo da tarde e noite, nas categorias Mirim, Juvenil, Adulto e Xirú. é a arte da Declamação unindo gerações e fazendo história.

Enquanto a arte de declamar era defendida pelos Piazitos, em outro cantinho, uma prendinha aquecia a voz. Minutos antes de subir ao palco para defender a modalidade de Intérprete Solista Vocal, a pequena Emily Antunes, 7 anos, acompanhada do músico Vinicius de Freitas dava a última passada em sua música. Ele até sentou para ficar à altura de Emily, afinal de música e de criança o cantor entende bem. Embora, Rosangela Rogério a incentivasse, a menina viajava em sua melodia, elevando seu pensamento à letra, e quem sabe a seus amiguinhos imaginários. O que pude perceber é que ela, apenas, vivia aquele momento único, com toda meiguice de criança, porém com muita vontade de fazer bonito, e claro, se o troféu chegar certamente terá lugar junto com suas bonecas de pano.

 

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateArthur e Breno Vendrami Tramonti, 7 anos, acomapnhados da mãe Ruti, representaram o GAN Anita Garibaldi
Arthur e Breno Vendrami Tramonti, 7 anos, acomapnhados da mãe Ruti, representaram o GAN Anita Garibaldi
Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MatePiazito da 24ª RT, Arthur Ferreira, representou o CPF Terra de Um Povo de Venâncio Aires
Piazito da 24ª RT, Arthur Ferreira, levou o nome da Capital do Chimarrão e do CPF Terra de Um Povo
Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateEmily Antunes, 7 anos, estava em casa. Ela é integrante do CTG Tropilha Farrapa
Emily Antunes, 7 anos, estava em casa. Ela é integrante do CTG Tropilha Farrapa

 

 

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido