
“…Que gana tinha de ir, aquele velho guerreiro,de novo para o entrevero como gaúcho pelear,mas ficava a se orgulhar que embora velho e cansadotinha um filho ja criado partindo no seu lugar…”
(Ubirajara Raffo Constant – terceira estrofe da Poesia ‘Retorno Bravo’)
*Titulo do post: da mesma poesia
Há dois anos, o ‘pioneiro’ na categoria Guri da 24ª Região Tradicionalista, enfrentava seu primeiro desafio em âmbito estadual – participar do 25º Entevero Cultural de Peões. Era o mais ‘pequenito’ do grupo, mas com alma grande de gaúcho. Fez bonito. Retornou à sua entidade com mais garra e determinação. Reafirmou seus própositos, trabalhou em muitos segmentos, também no anonimato, e tornou-se novamente o Guri Regional.
Hoje, Gabriel retorna ao concurso. Como um filho que não abandona suas raízes – no 27º Entrevero – participa com garra e determinação. Na mala de garupa, mais conhecimento e experiências, no coração a mesma ternura de piá.
Da Cultura Gaúcha da Folha do Mate, leva o abraço. Ca Capital do Chimarrão, o apoio e a certeza de que o ‘Sábio do Mate’ te acompanhará em todas as provas, e do CPF Terra de Um Povo ‘O compromisso com a Cultura Gaúcha, com alegria, paz e dança e na pata do cavalo’. Desta amiga, o carinho e as orações. Nos palcos, ao dedilhar, que o ‘Céu, Sol, Sul’, deste imenso Rio Grande te abrace – ao declamar que tua voz tenha a entonação necessária para aos avaliadores encantar. Na escrita, tenhas clareza e discernimento, nas provas de galpão e de rédeas – tuas convições de campeiro te guiem nas lides acertadas. Com tua prenda de honra, Marina Mayer, teus passos sejam fortes quando precisar, teu riso se manifeste e no compasso da dança, todas as notas sejam alcançadas. E por fim, independente de resultados – ‘Tire o teu chapéu pra Deus’.
Com teus companheiros de jornada, neste concurso – Peão Farroupilha Mateus Bergmann e o Piá Felipe Castro – lembrem-se que: ‘Do Vale do Taquari, surge o grito da Tradição’.
