Foto: Arquivo pessoal / Folha do MateMilton e Maria Inês Carvalho serão os padrinhos do Fandango da Prenda Jovem
Milton e Maria Inês Carvalho serão os padrinhos do Fandango da Prenda Jovem, no dia 17, em Venâncio Aires

Fandango da Prenda Jovem (ou Sarau de Prendas), que integra as programações dos Festejos Farroupilhas de Venâncio Aires, ocorrerá no sábado, 17, e vai homenagear o sócio-fundador da ATVA, Milton Carvalho e esposa Maria Inês Zarth Carvalho. Eles foram escolhidos casal padrinho das debutantes, no baile à moda gaúcha. Ao lado deles estará a jovem que conquistar o título de 1ª Prenda Juvenil, no Concurso da ATVA, neste fim de semana. O fandango será animado pelo grupo Alma Crioula e ocorrerá no Galpão Morada Velha – Parque do Chimarrão.

O primeiro concurso de Prendas da ATVA ocorreu no dia 5 de setembro de 2004 e teve a participação de 15 concorrentes. O presidente era o sócio-fundador Milton Carvalho. As pioneiras que ostentaram os títulos foram: Prendas Pré-Mirim, Carolina Hertzer (Piazito da Tradição) e Camila Melchior (CTG Lenço Branco); Prenda Juvenil, Fernanda Trindade da Silva (CPF Terra de Um Povo) e a Prenda Adulta foi Cristine Sinara Hertzer.

O vento que srou neste 7 de setembro, balançava as bandeiras de um lado para outro, fazendo ziguezagues no ar. Para algumas pessoas até pode ter causado desconforto durante o desfile cívico, mas para muitos, certamente, foi mais uma conscientização que o ar é fundamental para a vida continuar em movimento, assim como o fogo é indispensável para aquecer o alimento e nosso corpo, além de iluminar os caminhos nesta trajetória terrena. Os pés na terra, em marcha ou caminhada, demonstram que somos caminhantes de uma sociedade que tem seus valores e a ela devemos respeito. 

Há 194, somos filhos de uma Pátria Mãe que já passou por momentos confusos, e ainda passa. Entretanto, é aqui e agora, que vivemos e criamos nossos filhos. Nesta terra, temos o nosso imenso Rio Grande do Sul, que se orgulha de suas tradições, e que pelas mãos de oito gaúchos, uniu o fogo da Pátria há 69 anos. Liderado por Carlos D’Avila Paixão Côrtes, o grupo criou o maior símbolo de reverência da Tradição Gaúcha, a Chama Crioula. Com a unificação das duas centelhas, mais o acendimento cultivado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, todas as gerações se entreveram, no mês de setembro, para renovar e manter um sentimento que não se explica, vive-se entre todas as gerações. Durante os Festejos Farroupilhas, estes valores se acentuam e as manifestações afloram por todas as querências. Na Capital do Chimarrão, não é diferente. A PROGRAMAÇÃO para comemorar a Semana Farroupilha está, praticamente, acertada. Segundo os organizadores, ainda, dois shows estão para serem confirmados.