Fandango da Prenda Jovem (ou Sarau de Prendas), que integra as programações dos Festejos Farroupilhas de Venâncio Aires, ocorrerá no sábado, 17, e vai homenagear o sócio-fundador da ATVA, Milton Carvalho e esposa Maria Inês Zarth Carvalho. Eles foram escolhidos casal padrinho das debutantes, no baile à moda gaúcha. Ao lado deles estará a jovem que conquistar o título de 1ª Prenda Juvenil, no Concurso da ATVA, neste fim de semana. O fandango será animado pelo grupo Alma Crioula e ocorrerá no Galpão Morada Velha – Parque do Chimarrão.
O primeiro concurso de Prendas da ATVA ocorreu no dia 5 de setembro de 2004 e teve a participação de 15 concorrentes. O presidente era o sócio-fundador Milton Carvalho. As pioneiras que ostentaram os títulos foram: Prendas Pré-Mirim, Carolina Hertzer (Piazito da Tradição) e Camila Melchior (CTG Lenço Branco); Prenda Juvenil, Fernanda Trindade da Silva (CPF Terra de Um Povo) e a Prenda Adulta foi Cristine Sinara Hertzer.
O vento que srou neste 7 de setembro, balançava as bandeiras de um lado para outro, fazendo ziguezagues no ar. Para algumas pessoas até pode ter causado desconforto durante o desfile cívico, mas para muitos, certamente, foi mais uma conscientização que o ar é fundamental para a vida continuar em movimento, assim como o fogo é indispensável para aquecer o alimento e nosso corpo, além de iluminar os caminhos nesta trajetória terrena. Os pés na terra, em marcha ou caminhada, demonstram que somos caminhantes de uma sociedade que tem seus valores e a ela devemos respeito.
Há 194, somos filhos de uma Pátria Mãe que já passou por momentos confusos, e ainda passa. Entretanto, é aqui e agora, que vivemos e criamos nossos filhos. Nesta terra, temos o nosso imenso Rio Grande do Sul, que se orgulha de suas tradições, e que pelas mãos de oito gaúchos, uniu o fogo da Pátria há 69 anos. Liderado por Carlos D’Avila Paixão Côrtes, o grupo criou o maior símbolo de reverência da Tradição Gaúcha, a Chama Crioula. Com a unificação das duas centelhas, mais o acendimento cultivado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, todas as gerações se entreveram, no mês de setembro, para renovar e manter um sentimento que não se explica, vive-se entre todas as gerações. Durante os Festejos Farroupilhas, estes valores se acentuam e as manifestações afloram por todas as querências. Na Capital do Chimarrão, não é diferente. A PROGRAMAÇÃO para comemorar a Semana Farroupilha está, praticamente, acertada. Segundo os organizadores, ainda, dois shows estão para serem confirmados.