A noite desta sexta-feira, 23, teve início a 53ª edição da Ciranda Cultural de Prendas, da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), e o 34º Entrevero Cultural de Peões, no Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Querência do Arroio do Meio, em Arroio do Meio.
Nove concorrentes apresentaram, na noite, à comissão avaliadora seus trabalhos de pesquisa, conforme regulamento para cada categoria. Sendo que na categoria mirim a temática foi “Resgatando a origem e as diferentes formas de brincar das bonecas artesanais do Rio Grande do Sul’. Para as concorrentes na categoria juvenil e adulta o tema abordado foi ‘Artesanato em fios ou fibras como legado cultural do Rio Grande do Sul.
Por sua vez, os concorrentes nas categorias Piá, Guri e Peão já realizaram a prova campeira, no último fim de semana. Eles realizaram, juntamente, com as Prendas as demais provas, neste sábado.

Sequência
Neste sábado, 24, durante todo o dia seguem as provas, iniciando-se às 8h30min com a recepção aos candidatos e às 9h se iniciam as provas escritas, reservada aos concorrentes. A partir das 13h, começam as apresentações artísticas abertas ao público.
À noite ocorre um jantar de confraternização, despedida da atual gestão e divulgação dos resultados do concurso, com a posse da gestão 2023/24.
Todos as provas passam por uma comissão avaliadora, destinada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Observando-se que as provas escritas e artísticas ocorrem, concomitantemente, nas demais Regiões Tradicionalistas.
O Concurso é acompanhado pela coordenadora da 24ª RT Luce Carmen da Rosa Mayer e a Conselheira do MTG, Kelen Dewes. Para padrinhos da nova gestão foram escolhidos o vice-coordenador Vanderlei Kuhn e a diretora artística Ângela Hammes Rosseti.









