O Movimento Tradicionalista Gaúcho realizará, de 14 a 16 de junho, em Soledade, na 14ª Região Tradicionalista, a primeira edição do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart) Mirim e Juvenil. Segundo o presidente da entidade, Nairo Callegaro, serão 11 palcos, contemplando as modalidades pré mirim, mirim, juvenil, dança de salão, intérprete vocal, declamação, chula e gaita. Todos os grupos da pré mirim receberão troféu de participação, pois nesta categoria não haverá avaliação.
Segundo Callegaro, a iniciativa atende aos anseios de Patrões de entidades, de lideranças tradicionalistas e principalmente de pais e familiares, e tem a preocupação de fortalecer as famílias no meio tradicionalista. O objetivo é resgatar a simplicidade, a naturalidade e a ingenuidade do bailar naturalmente do ser “criança”, a espontaneidade com que revelam seus sentimentos de infantilidade, tratando criança como criança e adolescente como adolescente, evitando que troquem as faixa etárias, anulando desta forma uma fase de suas vidas que não irá voltar mais.
Callegaro atenta para o fato de que é preciso cuidar das exigências físico/mental destas crianças e adolescentes, bem como sua capacidade de resposta no esforço e as suas limitações de seu corpo para dançar. “Devemos voltar às origens, de um movimento de inclusão social, oportunizando a todos de forma coletiva sem nenhum tipo de discriminação, desta forma fortalecendo e valorizando as famílias, que são a base do nosso Movimento”, afirma.
Os campeões do Festival representarão o MTG no Fenart.
“Saliento que iremos promover um evento tradicionalista, fazendo uma grande integração entre a sociedade e de forma solidária apoiaremos financeiramente o hospital de caridade Frei Clemente de Soledade”, afirma Callegaro.
(Por Sandra Veroneze – assessora de imprensa – MTG)