Foto: Arquivo pessoal / Folha do Mateédison Aquino, Eloisa Bergamaschi e Luís Felipe Neves, comemoram a conquista na modalidade Declamação, em Ilópolis
édison Aquino, Eloisa Bergamaschi e Luís Felipe Neves, comemoram a conquista na modalidade Declamação

Um ano repleto de conquistas, inovações e muitos talentos que se revelam – nas pistas e nos palcos – no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta. As modalidades individuais são uma crescente na entidade que acompanha e entrelaça as gerações, por meio das mais diversas formas de expressão cultural.

E foi bem assim, no último domingo, 6, que mais uma prova deste entrelaçamento, resultou em conquistas. Representantes da entidade participaram do Rodeio Artístico Estadual, em Ilópolis, e voltaram com ótimos resultados para a Capital do Chimarrão.

Uma das vozes revelação, no palco, foi do Piá Luís Felipe Neves. Ele participou na modalidade Declamação Mirim Masculina e conquistou o 1º lugar, com a poesia ‘Galo de Rinha’, de Jaime Caetano Braum. Na mesma linha, a experiência de Èdison Aquino, na Declamação Adulta Masculina mais uma vez se consagrou campeão na modalidade com a poesia ‘ Olho de boi’, de autoria de Ary Pinheiro. A prendinha Eloisa Bergamaschi entrou para o grupo dos concorrentes vencedores e trouxe o 3º lugar na Declamação Mirim Feminina. A menina declamou de Carlos Omar Vilela Gomes, a poesia ‘A montanha do Tio Anco.

Das pistas também venho o primeiro lugar, com a invernada Pré-Mirim. Segundo Edison Aquino, o grupo enfrentou a categoria mirim, “por não ter a sua categoria no evento.” Para a galeria dos troféus, o Piá Nícolas Aquino, trouxe o quarto lugar com a modalidade de Chula.

Neste domingo, 13, a entidade realiza uma ‘Mateada’, no Parque do Chimarrão, a partir das 15h, para comemorar todas as conquistas do ano.