Quando o dia 12 de janeiro chegar, a patronagem e associados do Departamento de Tradição Gaúcha (DTG) Piazito da Tradição terão motivos a mais para comemorar o aniversário de 17 anos, o que já começou na última sexta-feira. Depois de lutas e muito empenho pela causa tradicionalista, dois jovens de 15 anos, à época, Bruno Silveira Cassariego e Cristine Hertzer, agora comemoram o resultado deste trabalho ao receber da Administração Municipal, um espaço de terra destinado à entidade.
“Teremos sim, uma sede”
“Conseguimos, DTG Piazito da Tradição, nosso tão sonhado espaço para a construção da nossa sede”, comemora Cassariego. Termo de Permissão de Uso de um terreno de aproximadamente 3.575,75 metros quadrados para a construção de sede própria foi assinado pelo prefeito Giovane Wickert e o atual patrão, Bruno Cassariego, na sexta-feira, 20, na prefeitura. O terreno está localizado na rua Herval Mirim, no bairro Gressler, próximo ao Parcão. Cassariego afirma que, assim que passar as festas de fim de ano, os esforços se voltam à construção do galpão. Segundo ele, o primeiro passo será a parte legal da construção junto a engenheiro, mas antecipa que, praticamente, madeiras e tijolos já estão garantidos por doação. “Vamos trabalhar muito em 2020 para erguer este sonho – nosso galpão”, anuncia.
Fala, patrão!
“Antes o que era pequeno foi crescendo e, ano após ano, foi tomando proporções que na verdade estes dois jovens já sonhavam. Esta entidade tem por característica muita garra, muito empenho. Não foi fácil chegar até aqui, porém todos os percalços nos fizeram mais fortes, mais unidos, nunca desistimos dos nossos anseios e desejos para esta entidade tradicionalista. Já se vão 17 anos, ininterruptos, de muito história no tradicionalismo, sempre levando o nome do nosso município por este estado.
Que ano belo tivemos. Sem dúvida todos os objetivos alcançados, mesmo não estando na finalíssima do Enart, fomos grandiosos na participação, neste ano. Sei que tudo é uma questão de tempo e o nosso está chegando. Quando somos honestos, verdadeiros, guerreiros, coisas boas acontecem. Deus às vezes escreve certo por linhas tortas e nunca deixa de gratificar quem se dedica a fazer o bem.
Orgulhosamente sou fundador desta entidade, sou patrão, sou instrutor, sou pai às vezes, sou irmão mais velho, sou amigo, sou isso tudo sim (risos).
Meu coração transborda de alegria neste momento, como almejei este dia! Foram muitas indas e vindas neste projeto. Às vezes algo dando errado, porém nossa perseverança fez com que no final tudo desse certo.
Agradecimentos à minha patronagem, pela parceria de sempre. Aos atuais e a todos que contribuíram para o crescimento da entidade. Vereadora Helena da Rosa, lembrada por nós e pelo prefeito, por ser a pessoa que deu o ponta pé inicial para nos ajudar a conquistar um espaço. Prefeito Giovane Wickert, por nos escutar e estender a mão quando solicitado. Secretário de Cultura e Esporte Henrique Silva, ele foi a pessoa que correu para deixar tudo alinhado antes do fim do ano. Sei que se empenhou muito para que isso desse certo. Enfim está aí a gratificação por todos estes anos de intensa doação para este trabalho. Desejamos a todos um ótimo fim de ano e um 2020 cheio de realizações, em especial – é claro – aos nossos colaboradores que sempre nos estenderam a mão, sempre que preciso.”