Foto: Arquivo/Entidade / Folha do MateEx-patrão do CTG Erva-Mate faleceu aos 68 anos
Ex-patrão do CTG Erva-Mate faleceu aos 68 anos

Primeiro patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, Jairo Kroth faleceu neste domingo, 9,aos 68 anos. Ele que residia em São Leopoldo, continuava ligado a Venãncio Aires onde tinha uma chácara no interior do município.

Jairo Kroth foi o idealizador do primeiro Rodeio Campeiro, ainda na Granja Kreling, em Ponte Queimada, realizado pelo Erva-Mate e que completou 50 edições, neste ano.  

O corpo do ex-patrão do Erva-Mate foi velado na Capela B do necrotério Paul Harres, em Venâncio Aires, e já foi transladado para São Leopoldo, onde haverá encomendação do corpo e após cremado no crematório Cristo Rei, às 17h.

Segundo apurado, Kroth sofreu uma queda em sua propriedade, em Linha Herval, o que lhe causou um ferimento na cabeça.

Ele deixa a esposa, filha e neta e seu legado ao à Cultura Gaúcha, especialmente na campeira.

” Em 1971, um dos participantes do grupo, Jairo Kroth, sugeriu a realização do 1º Rodeio Crioulo. Dada a ideia, fomos conversar com o falecido José Goulart, o qual nos ouviu e pediu três dias para dar uma resposta, pois tinha que conversar com os senhores Agádio Steffens e Ageu Haas. Passado o prazo, voltamos e ele garantiu o empréstimo do gado. Como coordenador do Rodeio foi escolhido o Telmo Marder. O Rodeio foi realizado na Granja Krelling, em Ponte Queimada, tendo sido sucesso de público e de CTGs participantes. Anos mais tarde, os Rodeios passaram a ser em Mangueirão, junto ao Jóquei Club e mais recentemente no Parque Municipal do Chimarrão, onde está a sede do CTG”. .Relato de Alécio Alves de Moraes, na contribuição da história da entidade.