‘…Coisa linda é se ver gerações, convivendo em Santa Paz..’
“Sou prenda porque tive muitos exemplos como a do meu avô que hoje mesmo não estando mais aqui foi a pessoa que me deixou raízes da nossa cultura” – Bárbara Heinen – 1ª Prenda Pré-Mirim da 24ª Região Tradicionalista
Nossas crianças e jovens que seguem pelos caminhos da tradição são a prova mais fiel de que os exemplos arrastam. E, por isso, somos responsáveis por levá-los desde cedo a preservar valores que vão fazer a diferença em suas vidas.
A 1ª Prenda Pré-Mirim da 24ª RT, Bárbara Heinen, 8 anos, estuda no 2º Ano do Ensino Fundamental no Colégio Poncho Verde, em Mato Leitão. Ela chega para embelezar este espaço, com seu exemplo de seguir os passos das pessoas que ama. Nesta Semana Farroupilha, nossa prendinha anda bastante ocupada, por isso a mana Bruna, auxiliou para mandar este post, que também vai integrar a página da Cultura Gaúcha, no impresso daD
Desde pequena Bárbara assistiu a sua irmã Bruna Heinen participar do meio tradicionalista, por meio de eventos, aulas e muito estudo. Com isto, foi tomando muito gosto pelas coisas da cultura gaúcha. Até que decidiu, em 2013, com 7 anos, ser Prenda Pré-Mirim do Centro de Tradições Gaúchas Querência da Mata (Mato Leitão), com apoio de toda a sua família.
Mais um passo importante ocorreu na vida da prendinha no dia 28 de junho. Na oportunidade, ela representou sua entidade na Ciranda Cultural de Prendas da 24ª RT, onde com esforço conquistou o título regional. Bruna nem acreditou, quando seu nome foi anunciado. Emocionou-se, mas com graça e simpatia, percorreu o salão para receber a tão sonhada faixa de couro. Mas, para chegar até ali, ela também mostrou que estava preparada, quando realizou as provas, apropriadas para a faixa etária, durante aquele sábado chuvoso.
A partir daquele momento, a filha da Rosemere Puhl Heine e do Joenir Luís Heinen, escrevia uma nova página na história da Tradição Gaúcha. Bruna, então, assumia um lugarzinho muito especial, juntamente, com a gestão de Prendas e Peões Regionais/2014.
Mesmo sendo pequena tenho orgulho de ser daqui desse estado tão bonito, e também de ser prenda. Agora sendo prenda da 24ª RT quero aprender muitas coisas e mostrar o que eu sei e representar o meu CTG e a região. Só estou aqui, pois tive muitas pessoas ao meu lado me dando apoio e me ajudando.