Sou bebezito
(autoria: Beatriz Colombelli)
Sou bebezito, mas garantoQue sei até subir barranco,Pois sou gaúcho desde berço.Com a minha pilcha tinindoQue tem bombacha, bota e cinturãoAfirmo, e tenho ditoQue no 20 de setembroVou desfilar no meu pingoCom as redeas entre as mãos,Pra mostrar que a tradiçãoEu carrego comigo,E que na Capital do ChimarrãoOnde o laço já vem do umbigoQuero crescer forte e a preceitoPra poder bater no peito,o lado dos meus irmãos.Eu sou filho deste chão!
E vai ser bem assim, que o nosso bebezito de hoje, Augusto Martins, com apenas 2 anos e 4 meses, vai desfilar no dia 20 de setembro, sozinho a cavalo, pela primeira vez. Mas não se assustem, porque no costado a familia vai estar em peso. Os primeiros ensinamentos o papai José Luis Martins começou a lhe passar com apenas dois meses quando, aos olhares atentos da mamãe Geise ele carregou o pequenito no lombo do cavalo, em um rodeio em Cruzeiro do Sul.
No sangue, Augusto carrega a herança da tradição. E, se depender dos exemplos dos manos Vitoria Martins e Douglas Souza, as lides campeiras e os rodeios estão garantidos. Imaginem qual foram os primeiros presentes do Augusto? – Isto mesmo. Uma pilcha e um laço. Presentes dos dindos, Thaisi Machry e Cezar Martins, em sua primeira visita ao afilhado. Augusto nasceu, no dia 26 de maio de 2012, e claro, que os dindos foram as primeiras visitas.
A mamãe Geise e o papai José Luis, esperavam pelo filho muito ansiosos, mas felizes. Orgulhosos, a cada dia, pelo caminho escolhido, eles estarão todos juntos, no desfile temático, na rua Osvaldo Aranha para demonstrar que ‘Eu sou do Sul’. Juntamente com a família do PTG Machry, entidade a que pertencem, este primeiro desfile do pequeno Augusto, sozinho a cavalo, será registrado em sua página na história da tradição gaúcha.