De longe ou de perto, a distância não importa. Todos os caminhos que cruzam o Rio Grande do Sul se encontram em Santa Cruz do Sul, entre os dias 16 e 18 de novembro. Muitos destes gaúchos que percorrem ‘muitas léguas’ já estão por lá nas suas ‘casas de lonas’, outros milhares, dos quatro cantos do estado, preparam as bagagens e tem um único vocabulário: ENART.
São famílias, grupos, entidades, e amigos, que trazem na bagagem sonhos, superação e o amor pela tradição gaúcha, por isso esta colunista os chama de ‘Gaúchos de corpo & alma’.
O palco? Eles chamam de ‘Palco Sagrado”. É ali, entre os nove palcos que os sonhos viram realidade, ou são adiados para participantes das 23 modalidades. Dos abraços, do choro e do riso o Parque da Oktobeferst, em Santa Cruz do Sul, é testemunha.
E, novamente, está chegando o ‘Dia D’.Os ensaios, o cansaço e até as despesas, agoram ficam para trás.
Três dias os separam da grande final.Para cada um que se desafia na busca pelos palcos do Enart, a cada ensaio um novo aprendizado e a certeza de “mesmo sendo difícil”, segundo Leandro de Bittencourt (na foto, segundo da direita), vale a pena.Ele acompanhado da esposa Paula Cristine Ilha (saia laranja), e dos amigos, Ricardo Fernandes e Lisane Freytag, integram o Conjunto Vocal do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta…..e estão no Enart!