Na data de hoje, 21 de junho do ano 1969, era criada a 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), tendo como primeiro coordenador o Dr. Jorge Moreira (em memoriam). De fato e de direito a região foi oficializada, com Estatuto Social no dia 21 de junho de 2004, tendo Luiz Henrique Zago como coordenador.
De lá para cá, os trabalhos se intensificaram, novos desafios e muitas conquistas foram acontecendo nas áreas artísticas, cultural e campeira. Diversos coordenadores, Prendas e Peões Regionais e Estaduais, conquistas na Fecars, Enart, e entidades levando o nome da Região, seus Municípios e da cultura gaúcha para outros países – cada um deixando seu legado.
Em 2017, era eleita para coordenadora a venâncio-airense Luce Carmen da Rosa Mayer, sendo a primeira mulher assumir a coordenadoria. Ela tinha ao lado o vice-coordenador Vanderlei Kuhn. Neste ano, em que a Região completa os 54 anos, Luce Carmen está à frente, novamente, com o vice Vanderlei Kuhn.
Orcare
Na noite desta terça-feira, 20 de junho, uma nova história fora escrita nas páginas da 24ª RT. No Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Raízes do Sul, liderada pelo patrão, Sadi Janes, a coordenadora Luce Carmen Mayer e sua coordenadoria receberam tradicionalistas em reunião festiva.
Pela primeira vez, foram entregues em âmbito regional as distinções para cavaleiros e cavaleiras. As Outorgas, entregues pela Ordem dos Cavaleiros Regionais (Orcare) da 24ª RT, coordenada pelo diretor de cavalgadas Davi Musskopff e seus companheiros, Renato Dameda e Oli Franco, contemplou cerca de 50 homens, mulheres e crianças, de acordo com a quilometragem percorrida em cavalgadas.
Venâncio Aires esteve presente com 14 cavaleiros que receberam a diplomação, sendo 10 do Centro de Pesquisas Folclóricas Terra de Um Povo, conforme relação acima (legenda); Ana Júlia dos Santos (CTG Erva-Mate); Orlando dos Santos e Leonardo Santos Nunes (CTG Lenço Branco); e Oli Franco (CTG Chaleira Preta).
Comenda
A exemplo de anos anteriores, a Região também homenageou pessoas físicas, jurídicas e políticos, indicados pelas entidades tradicionalistas, por seus trabalhos em prol do tradicionalismo. Entre os homenageados, de Venâncio Aires estiveram o vereador Clécio Espindola (O Galo), indicado pelo Piquete Sinuelo do Pago; o narrador Vilnei Ferreira, indicado pelo Piquete Armada Nativa, de Lajeado; Antenor José Vieira (Chiquinho Viera da Vieira Tur), indicado pelo Grupo Folclórico Essência da Tradição; Matheus Loeblein e Amanda Fagundes, indicados pelo CTG Chaleira Preta; José Arlei Severo da Silva, Celso da Rosa e esta colunista, indicados pelo CPF Terra de Um Povo.
Nota da colunista
Agradeço a indicação da minha entidade-mãe, CPF Terra de Um Povo – pelos 20 anos de colunista – à 24ª Região Tradicionalista e às entidades pela colaboração e acolhida na divulgação dos feitos e fatos de sua gente. Sou grata ao Jornal Folha do Mate, em nome do diretor de Conteúdo, Sergio Klafke, pelo convite há 20 anos, e à editora Letícia Wacholz, pelo incentivo e carinho. À minha filha, Regina Colombelli, minha eterna prenda – responsável por adentrarmos às porteiras do tradicionalismo e o companheirismo do meu peão Nelson Colombelli. Gratidão infinita!