A coordenadoria da 5ª Região Tradicionalista (5ª RT), com sede em Santa Cruz do Sul, comunicou a morte do coordenador, Luiz Clóvis Vieira, 57 anos, ocorrida nesta terça-feira, 14, pela manhã, no hospital Militar de Porto Alegre, onde estava internado desde o dia 27 de maio, para onde foi transferido, após sofrer um AVC hemorrágico.
Muito estimado pela comunidade tradicionalista e santa-cruzense, o coordenador estava à frente da 5ª RT por 16 anos e participava ativamente das causas sociais. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul emitiram nota de pesar. A coordenadora, Marisa Dalosto Rossa, decretou lutou oficial de três dias, no âmbito da 5ª RT.
Municípios
A 5ª Região Tradicionalista é composta por 15 municípios: Pantano Grande, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Encruzilhada do Sul, Passo do Sobrado, Candelária, Rio Pardo, Sinimbu, Vera Cruz, Herveiras, Cerro Branco, Amaral Ferrador, Novos Cabrais, Lagoa Bonita do Sul e Vale do Sol.
Atos fúnebres
Conforme divulgado, os atos fúnebres de Luiz Vieira acontecerão nesta quarta-feira, 15 de junho, das 9h às 15h. O cortejo fúnebre será acompanhado por cavaleiros, com saída a partir das 8h, defronte a Funerária Halmenschlager em direção ao Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Rincão da Alegria onde o corpo será velado. Ás 15h ocorrerá a cerimônia de cremação em Caxias do Sul.
Mãe filho serão velados juntos
Conforme divulgado, pela imprensa santa-cruzense, a mãe do coordenador, Erna Mello Gama Vieira, 88 anos, morreu nesta terça-feira, 14, horas após o falecimento do filho. Dona Erna morava em uma casa de repouso em Rio Pardo. Mãe e filho serão velados juntos.
“Seu legado permanecerá como um farol a guiar nossa Região nas lidas tradicionalistas e seu exemplo e companhia a aquecer nossos corações. Que sua passagem seja iluminada por Deus. Descanse em paz, amigo Vieira”, mensagem da 5ª RT.
Nota da colunista
Minha homenagem ao coordenador Vieira, com quem tive oportunidade de conviver pelos caminhos da tradição gaúcha e compartilhar de seus abraços especiais. Em todos os encontros a famosa frase: “Quando tu vem para a 5ª Região, guria?”. A última mensagem que recebi do amigo foi quando ficou sabendo que receberia o título de Cidadã Venâncio-Airense, me parabenizou dizendo: “Um abraço, meu anjo” e brincou “agora mesmo que não vens mais para a 5ª Região”. Segue em paz, amigo. Na tua nova querência, os anjos te recebem com uma bela coreografia, cavalgadas, e com a luz da Chama que tanto amava. Gratidão pelos ensinamentos.