Até a sexta-feira, 22, estão abertas as inscrições para o concurso cultural que vai criar o 37º modelo de Chimarrão, do Instituto Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires. O certame inédito intitulado ‘Um Chimarrão para a história’ foi idealizado por Letícia Wacholz, Jornalista e editora da Folha do Mate, rainha da 12ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Na promoção estão a Folha do Mate e a Escola do Chimarrão.
Quem pode se inscrever:
Desde piazitos a vaqueanos (crianças, jovens, adultos e melhor idade), de todas as querências.Basta acessar o site da Folha do Mate, inteirar-se do Regulamento e efetuar a inscrição por meio do e-mail [email protected] ou na recepção da Folha do Mate, localizada na rua Visconde do Rio Branco, 600, em horário comercial. Nome completo, idade, endereço e telefone, são itens exigidos para a inscrição, bem como, comprometer-se a estar no Parque do Chimarrão, dia 24, quando será comemorado o Dia do Churrasco e do Chimarrão, em evento com uma extensa PROGRAMAÇÃO.
Itens a serem avaliados e nome inédito:
Criatividade, apresentação e funcionalidade serão itens avaliados por uma comissão julgadora, no dia. Cada autor, também, deverá dar um nome inédito à sua criação, observando-se para não copiar nenhum dos 36 modelos já existentes, criados pelo Instituto Escola do Chimarrão.
24 de abril, a partir das 10h – No Parque Municipal do ChimarrãoNeste dia e horário, os inscritos devem se apresentar, junto à Escola do Chimarrão, com cuia, bomba e objetos necessários para o preparo e decoração do mate. Erva-mate e água quente serão disponibilizados no local.
Regulamento do Concurso os participantes poderão encontrar acessando o link:
Um pouco de história
Na ocasião, esteve presente a então, secretária-adjunta de Turismo do RS, Gabriela Markus, que participou do programa ‘Mateando’, com a editora Letícia Wacholz. Ela que também já escreveu seu nome na história da Capital do Chimarrão, como rainha da 12ª Fenachim, teve a ideia de realizar um concurso que deixe o legado às futuras gerações, enaltecendo um dos símbolos do gaúcho: o chimarrão, bem como nas páginas da história se registre o autor do 37º chimarrão, que será levado pela Escola do Chimarrão aos quatro cantos do Rio Grande do Sul e além fronteiras.
Proposto na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, por iniciativa da vereadora Helena da Rosa (PMDB), o projeto foi aprovado, em 2015, para ser comemorado anualmente, em âmbito municipal.
Neste ano, a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), Prefeitura, Sesc, Ibramate, Sindimate, Escola do Chimarrão, Rotary Clube Chimarrão, com apoio da parceria Folha do Mate/Terra FM, o evento será realizado no Parque Municipal do Chimarrão, no domingo, 24 de abril.
Esta proposta ‘brotou’ no ano passado, enquanto conversava com Bruno Uhry, que preparava um costelão – na verdade quatro – na Travessa São Sebastião, quando se comemorou a data. Pensamos: se Venâncio é Capital do Chimarrão e é o segundo município que mais abate bovinos no estado e portanto produz carne de churrasco para os gaúchos, a data tem tudo a ver com a gente. Fazer do Dia do Churrasco e do Chimarrão um evento cada ano maior e que tenha a marca de Venâncio, foi o que nos moveu.” (recorte do blog: Sergio Klafke – Diretor de Conteúdo da Folha do Mate