Até a sexta-feira, 22, estão abertas as inscrições para o concurso cultural que vai criar o 37º modelo de Chimarrão, do Instituto Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires. O certame inédito intitulado ‘Um Chimarrão para a história’ foi idealizado por Letícia Wacholz, Jornalista e editora da Folha do Mate, rainha da 12ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Na promoção estão a Folha do Mate e a Escola do Chimarrão.

 Quem pode se inscrever:

Desde piazitos a vaqueanos (crianças, jovens, adultos e melhor idade), de todas as querências.Basta acessar o site da Folha do Mate, inteirar-se do Regulamento e efetuar a inscrição por meio do e-mail [email protected] ou na recepção da Folha do Mate, localizada na rua Visconde do Rio Branco, 600, em horário comercial. Nome completo, idade, endereço e telefone, são itens exigidos para a inscrição, bem como, comprometer-se a estar no Parque do Chimarrão, dia 24, quando será comemorado o Dia do Churrasco e do Chimarrão, em evento com uma extensa PROGRAMAÇÃO.

Itens a serem avaliados e nome inédito:

Criatividade, apresentação e funcionalidade serão itens avaliados por uma comissão julgadora, no dia. Cada autor, também, deverá dar um nome inédito à sua criação, observando-se para não copiar nenhum dos 36 modelos já existentes, criados pelo Instituto Escola do Chimarrão. 

24 de abril, a partir das 10h – No Parque Municipal do ChimarrãoNeste dia e horário, os inscritos devem se apresentar, junto à Escola do Chimarrão, com cuia, bomba e objetos necessários para o preparo e decoração do mate. Erva-mate e água quente serão disponibilizados no local. 

Regulamento do Concurso os participantes poderão encontrar acessando o link:

 http://www.folhadomate.com/noticias/geral15/confira-o-regulamento-do-concurso-cultural-um-chimarrao-para-a-historia

  Um pouco de história

Letícia Wacholz, entrevistou Gabriela Markus, em 2015, no Dia do Churrasco e do Chimarrão
Prefeito Airton Artus, Gabriela Markus, Marina Mayer, Pedro Schwengber (Pedrão), Gabriel Ferreira e Arthur Ferreira, durante a cerimônia no evento que gerou
Letícia Wacholz, entrevistou Gabriela Markus, em 2015, no Dia do Churrasco e do Chimarrão
Prefeito Airton Artus, Gabriela Markus, Marina Mayer, Pedro Schwengber (Pedrão), Gabriel Ferreira e Arthur Ferreira, durante a cerimônia no evento que gerou ‘uma nova história’, na Capital do Chimarrão
O Dia do Churrasco e do Chimarrão, comemorado em 24 de abril, foi criado por lei do deputado Giovane Cherine (PDT), aprovada em 2003. A data foi comemorada no ano passado, em Venâncio Aires, na Travessa São Sebastião Mártir, por iniciativa da então 1ª Prenda Juvenil do Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo. Na ocasião, a jovem realizou o Projeto ‘CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha’, a fim de participar da Ciranda Cultural de Prendas da 24ª Região Tradicionalista. 

Na ocasião, esteve presente a então, secretária-adjunta de Turismo do RS, Gabriela Markus, que participou do programa ‘Mateando’, com a editora Letícia Wacholz. Ela que também já escreveu seu nome na história da Capital do Chimarrão, como rainha da 12ª Fenachim, teve a ideia de realizar um concurso que deixe o legado às futuras gerações, enaltecendo um dos símbolos do gaúcho: o chimarrão, bem como nas páginas da história se registre o autor  do 37º chimarrão, que será levado pela Escola do Chimarrão aos quatro cantos do Rio Grande do Sul e além fronteiras. 

Proposto na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, por iniciativa da vereadora Helena da Rosa (PMDB), o projeto foi aprovado, em 2015, para ser comemorado anualmente, em âmbito municipal.

Neste ano, a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), Prefeitura, Sesc, Ibramate, Sindimate, Escola do Chimarrão, Rotary Clube Chimarrão, com apoio da parceria Folha do Mate/Terra FM, o evento será realizado no Parque Municipal do Chimarrão, no domingo, 24 de abril.

Esta proposta ‘brotou’ no ano passado, enquanto conversava com Bruno Uhry, que preparava um costelão – na verdade quatro – na Travessa São Sebastião, quando se comemorou a data. Pensamos: se Venâncio é Capital do Chimarrão e é o segundo município que mais abate bovinos no estado e portanto produz carne de churrasco para os gaúchos, a data tem tudo a ver com a gente. Fazer do Dia do Churrasco e do Chimarrão um evento cada ano maior e que tenha a marca de Venâncio, foi o que nos moveu.” (recorte do blog: Sergio Klafke – Diretor de Conteúdo da Folha do Mate