Piá da 24ª RT a caminho do Entrevero

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateAção foi realizada na Travessa São Sebastião Mártir, no sábdo, com apoio da Folha do Mate
Ação promovida por Arthur Correia Teixeria integra projeto para Entrevero Estadual de Peões, Guris e Piás

No sábado, 22, Dia do Folclore, durante a 1ª Feira da Integração, Arthur Correia Teixeira promoveu a sua primeira ação do projeto ‘Construindo o passado, preservando o futuro’.  Ele que é o 1º Piá Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista, realizou  atividade ‘brincando com bilboquê’,  a partir de material reciclável. Com apoio da Folha do Mate, Arthur desenvolveu a ação na Travessa São Sebastião Mártir, em Venãncio Aires, entre as 10 e 16h.

Integrante do CTG Erva-Mate, o Piá conquistou o crachá durante Entrevero Regional, no mês de junho, em Lajeado. O concurso em âmbito estadual  que ocorrerá pela segunda vez, no mês de abril do próximo ano, na cidade de Marau, terá o representante venâncio-airense, como pioneiro do município, na categoria.

Entre os conhecimentos para o concurso, os candidatos, na categoria Piá, deverão realizar as provas de galpão e campeiras que incluem o ato de cevar o mate (preparar o chimarrão) e uma breve explanação a respeito da história do chimarrão, avios de mate e convívio social na roda de chimarrão. Na segunda parte, também prova obrigatória para todos, é o ato de ‘encilhar o cavalo’. Na qual o concorrente, nesta categoria, deverá encilhar um cavalete, simbolizando o cavalo, além de identificar e citar as peças da encilha. Já na terceira parte constam duas modalidades das quais o candidato escolherá uma para apresentar à comissão avaliadora, ou seja, dentre trançar ou laçar vaca parada.

Os concorrentes também serão submetidos a povas escritas que abordará conteúdos do Tradicionalismo, Tradição e Folclore e Noções de História e Geografia do Rio Grande do Sul. As provas serão elaboradas por tradicionalistas de reconhecido saber e experiência dentro dos atuais princípios didático-pedagógicos. Dança de salão tradicional gaúcha; Dança tradicional gaúcha; Declamar, ou tocar ou cantar (tema gaúcho), são habilidades que os Piás também defendem perante à comissão avaliadora.

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateArthur Correia Teixeira apresentou o bilboquê feito com garrafa pet
Arthur Correia Teixeira apresentou o bilboquê feito com garrafa pet

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido