
No sábado, 22, Dia do Folclore, durante a 1ª Feira da Integração, Arthur Correia Teixeira promoveu a sua primeira ação do projeto ‘Construindo o passado, preservando o futuro’. Ele que é o 1º Piá Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista, realizou atividade ‘brincando com bilboquê’, a partir de material reciclável. Com apoio da Folha do Mate, Arthur desenvolveu a ação na Travessa São Sebastião Mártir, em Venãncio Aires, entre as 10 e 16h.
Integrante do CTG Erva-Mate, o Piá conquistou o crachá durante Entrevero Regional, no mês de junho, em Lajeado. O concurso em âmbito estadual que ocorrerá pela segunda vez, no mês de abril do próximo ano, na cidade de Marau, terá o representante venâncio-airense, como pioneiro do município, na categoria.
Entre os conhecimentos para o concurso, os candidatos, na categoria Piá, deverão realizar as provas de galpão e campeiras que incluem o ato de cevar o mate (preparar o chimarrão) e uma breve explanação a respeito da história do chimarrão, avios de mate e convívio social na roda de chimarrão. Na segunda parte, também prova obrigatória para todos, é o ato de ‘encilhar o cavalo’. Na qual o concorrente, nesta categoria, deverá encilhar um cavalete, simbolizando o cavalo, além de identificar e citar as peças da encilha. Já na terceira parte constam duas modalidades das quais o candidato escolherá uma para apresentar à comissão avaliadora, ou seja, dentre trançar ou laçar vaca parada.
Os concorrentes também serão submetidos a povas escritas que abordará conteúdos do Tradicionalismo, Tradição e Folclore e Noções de História e Geografia do Rio Grande do Sul. As provas serão elaboradas por tradicionalistas de reconhecido saber e experiência dentro dos atuais princípios didático-pedagógicos. Dança de salão tradicional gaúcha; Dança tradicional gaúcha; Declamar, ou tocar ou cantar (tema gaúcho), são habilidades que os Piás também defendem perante à comissão avaliadora.
