Com o por do sol por testemunho e a presença dos familiares, autoridades e laçadores, o dia 19 de fevereiro de 2022, ficará marcado na memória de Alcerino Carvalho, 81 anos, sócio-fundador do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta. A partir desta data, a pista de laço reinaugurada, localizada em Linha Bem Feita, leva o seu nome.
A homenagem foi concedida pela patronagem e Departamento Cultural da entidade, e ocorreu durante a abertura da 39ª Festa Campeira e seletiva da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), à Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars).
“[…]Hoje, seu Alcerino, com muito orgulho, prestamos a nossa homenagem a sua pessoa, como forma de retribuir os esforços deste gaúcho raiz, que muito batalha em prol da tradição e da cultura do Rio Grande. Queremos manter viva a chama da tradição. E por isso, nossa homenagem.” Recorte da homenagem feita pela filha e patroa, Cátia Carvalho.
Alcerino Carvalho
Emocionada, Cátia contou um pouco da trajetória do pai que nasceu em 25 de dezembro de 1940. Filho de Dorival José Carvalho e Idalina Carvalho. Terceiro filho de uma família composta por seis filhos. Alcerino foi casado com Anna Marlene Reck (em memória), fundadora do CTG Chaleira Preta. Da união, nasceram os filhos: Cátia, Édio, Lúcio, César e Rodrigo. Hoje, avó de Christofer, Bruna, José Artur e Lorenzo.
Prestigiaram o evento, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa; o presidente da Câmara de Vereadores, Benildo Soares, o vereador e laçador Clécio Espindola (O Galo), coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen Mayer e o vice-coordenador Maciel Wiebusch; o presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense e sócio da entidade, Eagro Müller; o capataz campeiro da Região, Mano Santiago; diretora cultural da entidade, Luciana Leoblein; 1ª Prenda da entidade, Michele Lehmen; acompanhada de companheiros de gestão; agregada das falas, Manoela Carvalho; familiares, laçadores e visitantes.
“O nosso fundador foi um dos que acreditou que um CTG era necessário e fomentou a ideia, juntamente, com a esposa Marlene. Eles nunca desistiram do sonho da sede própria para o futuro CTG Chaleira Preta, até torná-lo realidade. consolidada em 11 de novembro de 1990.”
CATIA CARVALHO – FILHA E PATROA